A produção de sentido no consumo de textos e sua historicidade

Autores

  • Márcio Souza Gonçalves PPGCom/UERJ
  • Julio Altieri Monteiro PPGCom/UERJ
  • Renan Lúcio Saldanha da Rocha FCS/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9670

Resumo

O trabalho propõe uma abordagem da comunicação através de textos, e mais especificamente do processo de leitura, destacando alguns dos diversos elementos que nesse processo são determinantes. Em três seções são discutidos sucessiva e respectivamente o caráter histórico dos textos e da leitura, formas de teorização acerca do ato de ler e, finalmente, alguns dos determinantes acima mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Souza Gonçalves, PPGCom/UERJ

É bolsista Prociência UERJ/FAPERJ e professor do PPGC da UERJ, onde já ocupou diversas funções administrativas, de coordenação e de chefia em diversos níveis. Já coordenou o GT Comunicação e Cultura da COMPÓS. Pesquisador do campo da comunicação, é autor de diversos textos (artigos, capítulos, organizador de livro coletivo) tratando de temas ligados ao campo da Comunicação, notadamente sobre a relação entre as tecnologias de comunicação, historicamente consideradas, as culturas e as experiências humanas. Coordenador do Grupo Livros e Cultura Letrada. Atualmente realiza Pós-Doutorado no GrisPress/FAFICH/UFMG.

Julio Altieri Monteiro, PPGCom/UERJ

Jornalista, mestrando, autor de textos ligados ao campo da Comunicação, desenvolve pesquisa sobre a leitura em diferentes suportes. Pesquisador do Grupo Livros e Cultura Letrada.

Renan Lúcio Saldanha da Rocha, FCS/UERJ

Pesquisador do Grupo Livros e Cultura Letrada. Autor de textos ligados ao campo da Comunicação, desenvolve pesquisa sobre textos e letramento.

Referências

BARBIER, F. História do Livro. São Paulo: Paulistana, 2008.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP e Imprensa Oficial SP, 1999.

CHARTIER, R. Inscrever a apagar: cultura escrita e literatura, séculos XI-XVIII. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHARTIER, R.; CAVALLO, G. (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental, 1 e 2. São Paulo: Ática, 1998 e 1999, respectivamente.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GOODY, J. e WATT, I. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006.

RIO, J. do. O Brasil lê. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 26/11/ZALI, A. (Dir.). L'Aventure des écritures. La Page. Paris: Bibliothèque nationale de France, 1999.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Gonçalves, M. S., Monteiro, J. A., & Rocha, R. L. S. da. (2012). A produção de sentido no consumo de textos e sua historicidade. Mídia E Cotidiano, 1(1), 24-43. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9670