Mídias na Educação: Reflexões em torno da apropriação instrumental e leitura crítica das mídias

Autores

  • Esther Silva Costa Universidade Estácio de Sá
  • Gisele Martins dos Santos Ferreira Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9677

Resumo

A necessidade de apropriação das mídias na educação emerge do cenário sociocultural contemporâneo que está delineado pela presença das mídias nas diversas esferas sociais. Entretanto, para garantir que os processos educacionais integrem qualitativamente as mídias, não basta utilizá-las instrumentalmente em sala de aula. Coloca-se como necessária a consolidação de um lugar na educação para as mídias onde haja a articulação das dimensões de “ferramenta pedagógica” e “objeto de estudo”. À luz dessa afirmação o presente artigo aborda temas relacionados às apropriações das mídias na educação, refletindo sobre como os docentes e futuros docentes podem desenvolver ações verdadeiramente mídia-educativas, isto é, que não subutilizam as mídias nos processos educacionais.

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Biografia do Autor

Gisele Martins dos Santos Ferreira, Estácio de Sá

Professora Adjunta do Curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá. É Mestre e Pós-Doutora em Educação pela Open University e possui várias especializações em teoria e métodos de pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas. É Membro da Academia Britânica de Educação Superior desde 2001.  E-mail: giselle.ferreira@sky.com

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Costa, E. S., & Ferreira, G. M. dos S. (2012). Mídias na Educação: Reflexões em torno da apropriação instrumental e leitura crítica das mídias. Mídia E Cotidiano, 1(1), 138-154. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9677