Telefoto Jornal: um formato genuinamente brasileiro

Autores

  • Flávio Lins Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Doutorando Universidade Federal de Juiz de Fora - servidor

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9678

Resumo

Neste artigo, pretendemos verificar como formato do primeiro telejornal de Juiz de Fora (MG), o Telefoto Jornal, feito inteiramente com imagens estáticas e locutor em off, ainda hoje permanece surpreendente e inovador. Exibido dentro da programação da TV Tupi, logo depois do Repórter Esso, passava a apresentar no interior das residências os noticiários com imagens da cidade, até aí restritos aos cinejornais de João Carriço. Era um período em que a televisão começava a se popularizar e o cinema e o rádio permaneciam soberanos na construção do imaginário popular. A solução criativa deu o primeiro passo para que a representação da identidade juiz-forana na telinha começasse a invadir os lares e a modificar a maneira como as pessoas passavam a ver o mundo e a se ver como parte dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Lins Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Doutorando Universidade Federal de Juiz de Fora - servidor

Jornalista e advogado. Especialista e Mestre em Comunicação Social pela UFJF. Doutorando em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autor do livro "Cariocas do brejo entrando no ar: o rádio e a televisão na construção da identidade juiz-forana" e diretor do documentário "Cariocas do brejo entrando no ar: um olhar sobre os primeiros anos da televisão em Juiz de Fora". Professor do curso de Especialização em TV, Cinema e Mídias Digitais da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Referências

ALVES, Gabriela Santos. Souvenirs de Chris Marker: memória, tempo e história em La Jetée. Disponível em: <http://www.novomilenio.br/comunicacoes>. Acesso em: 02 abr. 2011.

BALAN, Willians Cerozzi. Um breve olhar pela evolução da TV no Brasil. Disponível em < http://www.willians.pro.br/>. Acesso em 10 jan. 2009.

BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.

BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Campinas: Papirus, 1997.

CID, Wilson. Wilson Cid: depoimento [abr. 2006]. Entrevistador: Flávio Lins Rodrigues. Juiz de Fora, 2006. 1 fita mini-DV (60 min).

COLUCCI, Luiz. Luiz Colucci: depoimento [mar. 2009]. Entrevistador: Flávio Lins Rodrigues. Juiz de Fora, 2009. 1 fita mini-DV (60 min).

COURI, Jorge Constantino. Jorge Constantino Couri: depoimento [jan. 2009]. Entrevistador: Flávio Lins Rodrigues. Juiz de Fora, 2009. 1 fita mini-DV (60 min).

COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do telejornalismo brasileiro: a estrutura narrativa das notícias em TV. Tese de doutorado em Comunicação Social. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2003.

ENTLER, Ronaldo. Memórias Fixadas, sentidos itinerantes: os arquivos abertos de Chris Marker. FACOM. Revista de Comunicação da FAAP, 19: 4 - 15, 2008.

FEDERICO, Maria Elvira Bonavita. História da Comunicação: Rádio e TV no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.

GOMES, Taiga Corrêa. A localidade no telejornalismo: um espaço de interação e pertencimento. Intercom 2006.

LORÊDO, João. Era uma vez... a televisão. São Paulo: Alegro, 2000.

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira – Uma visão econômica, social e política. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MEDEIROS, Adriano. Cinejornalismo brasileiro: uma visão através das lentes da Carriço Film. Juiz de Fora: Funalfa, 2008.

MUSSE, Christina Ferraz. Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre os anos 60/70 em Juiz de Fora. Tese de Doutorado. Escola de Comunicação da UFRJ. Rio de Janeiro, 2006.

SIMÕES, Inimá et al. Um País no Ar: História da TV brasileira em três canais. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SIRIMARCO, Martha. João Carriço: o amigo do povo. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2005.

SOUZA, Daniel Rodrigo Meirinho de. A Fotografia Enquanto Representação do Real: A identidade visual criada pelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geographic. Disponível em: <http://www.bocc.uff.br/pag/souza-daniel-a-fotografia-enquanto-representacao-do-real.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2011.

VILCHES, L. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidós Editora, 1993.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Rodrigues, F. L. (2012). Telefoto Jornal: um formato genuinamente brasileiro. Mídia E Cotidiano, 1(1), 155-168. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9678