O Uso de Dispositivos Midiáticos Digitais na Comunicação e Elaboração de Estratégias Contra Hegemônicas pelo Movimento do Audiovisual Paraibano

Autores

  • Kleyton Jorge Kanuto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juciano de Sousa Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9696

Resumo

Este artigo tem como tema o Movimento do Audiovisual Paraibano e sua apropriação dos dispositivos midiáticos digitais para otimizar suas estratégias de reivindicação de demandas para o setor e de que maneira esse movimento contribui para a mídia independente paraibana. Nossa proposta é apresentar uma reflexão teórica sobre as potencialidades de uso de dispositivos midiáticos digitais pelos movimentos sociais no contexto da contra-hegemonia, além de fazer um preâmbulo descritivo sobre o Movimento do Audiovisual da Paraíba e seu contexto na mídia independente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyton Jorge Kanuto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui graduação em comunicação social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É conselheiro municipal de cultura da cidade de Campina Grande (PB) representando o audiovisual. Integra o coletivo Moinho de cinema da Paraíba desempenhando as funções de diretor, ator e produtor. É integrante do grupo de pesquisa Pragma/UFRN/CNPq.

Juciano de Sousa Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Adjunto III do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa "Estudos da Mídia e Práticas Sociais". Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). É Coordenador do Grupo de Pesquisa "Comunicação para a Cidadania", da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM (Biênio 2013/14). Foi coordenador acadêmico do VIII Mutirão Brasileiro de Comunicação - MUTICOM 2013 (www.muticom.com.br). É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN). É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN). Concluiu, em dezembro de 2012, a pesquisa "Comunicação comunitária e local em rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros e lan houses na Região Metropolitana de Natal-RN", com auxílio financeiro do Edital MCT/CNPq Nº 014/2010 Universal. Participa da Rede AmLat (Rede Temática de Cooperação Científica Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina - PROSUL. MCT/CNPq Nº 11/2008).

Referências

BURGOS, Raúl. Da Democratização Política à Radicalização da Democracia: novas dimensões estratégicas dos movimentos sociais. In: DAGNINO, E.; TATAGIBA, L. Democracia, Sociedade Civil e Participação. Chapecó: Argos, 2007.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DOWNING, John D. H. Parceiros não comunicativos: análise da mídia dos movimentos sociais e os educadores radicais. In: Matrizes, Vol. 3, No 2 - PERSPECTIVAS AUTORAIS NOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO VI. São Paulo: USP, 2010.

_________. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Ed. Senac, 2002.

FESTA, Regina. Movimentos Sociais, Comunicação Popular e Alternativa. In: FESTA, R.; LINS DA SILVA, C. Comunicação Popular e Alternativa no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986.

GARCIA, José Luís. Sobre as Origens da Crítica da tecnologia na teoria social: Georg Simmel e a autonomia da tecnologia. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n.3, p.287-336, 2007.

LACERDA, Juciano Sousa; MAZIVIERO, Helena. Pesquisa da pesquisa sobre usos e apropriações das TIC’s: um balanço aquém das expectativas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Quem tem medo da pesquisa empírica. São Paulo: Intercom/Adaltech, 2011. v.1. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2376-1.pdf> Acessado em 30 de maio de 2012

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MORAES, Dênis de. Comunicação Alternativa em Rede e Difusão Contra-Hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e Contra Hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.

PAIVA, Raquel. Contra-Mídia-Hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e Contra Hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.

PASQUALI, A. Um breve glossário descritivo sobre comunicação e informação. In MARQUES DE MELO, J.;

SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005.

PERUZZO, Cicília M. Krohling. Desafios da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa na Cibercultur@: Aproximação à Proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho “Comunicacion Popular, Comunitaria y Ciudadania”, X Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, realizado na Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia, 22 a 25 de setembro de 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3359-1.pdf> Acessado em 20 de outubro de 2011.

RAMOS, Murilo César. Comunicação, Direitos Sociais e Políticas Públicas. In: MARQUES DE MELO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2007.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Kanuto, K. J., & Lacerda, J. de S. (2013). O Uso de Dispositivos Midiáticos Digitais na Comunicação e Elaboração de Estratégias Contra Hegemônicas pelo Movimento do Audiovisual Paraibano. Mídia E Cotidiano, 3(3), 432-448. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9696