SEMIOLOGIA DA PUBLICIDADE: A MENSAGEM PUBLICITÁRIA COMO PRINCIPAL MERCADORIA.

Autores

  • Deborah Veviani da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - PPGAV/EBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9698

Resumo

Pensar a própria mensagem publicitária enquanto mercadoria é ao mesmo tempo instigante e desafiador, uma vez que tão cheia de signos e quase sempre elaborada dentro de um viés hedonista, o anúncio publicitário se traveste de arte para vender os produtos de uma determinada marca. Evidentemente esse objetivo é de fácil apreensão, mas a hibridação entre estética e discurso camufla a verdadeira mercadoria que se está vendendo: a mensagem publicitária em si. Essa linha de pensamento se confirma quando ao se analisar uma determinada campanha, percebe-se que caso a temática seja alterada, ou seus produtos sejam alternadamente substituídos por outros (da mesma marca, obviamente), ainda assim pode-se verificar a assinatura da marca. Quase como uma espécie de gene semântico, a marca consegue passar e replicar sua mensagem embutida num discurso publicitário, cuja linguagem se adequa a uma temática que lhe dá forma, embora o conteúdo seja inalterado.

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Biografia do Autor

Deborah Veviani da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - PPGAV/EBA

Mestranda na linha de pesquisa Imagem e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFRJ e bacharel em Comunicação Social pela ECO-UFRJ.

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Publicado

2013-12-17

Como Citar

da Silva, D. V. (2013). SEMIOLOGIA DA PUBLICIDADE: A MENSAGEM PUBLICITÁRIA COMO PRINCIPAL MERCADORIA. Mídia E Cotidiano, 3(3), 464-479. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9698