Possível Re-Escritura da Comunicação Científica: Uma Linha de Variação

Autores

  • Cristina Marques Gomes Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9712

Resumo

Tradicionalmente, o tripé “pesquisa, sistema e sociedade” (PSS) tem sido a base da concepção de comunicação científica (CC). Ao longo das últimas décadas, porém, diversas transformações de ordem tecnológica vêm ocorrendo no ambiente da CC, assim como na sociedade em geral. Nesse sentido, questionamos: a noção de CC relacionada ao tripé PSS ainda é condizente e/ou suficiente para explicar o fenômeno na atualidade? Caso contrário, uma noção contemporânea da CC deveria incorporar quais outros estratos? Como forma de responder a tais questões, a pesquisa da autora traçou uma cartografia da CC pelo viés holístico e analisou pela perspectiva da práxis - por meio de múltiplos procedimentos metodológicos quali-quantitativos - doze projetos do Sétimo Programa-Quadro (FP7) da União Europeia. À luz das discussões sobre a CC, agregou como contributo a reconstituição da trajetória do fenômeno e, não confirmando a hipótese principal da pesquisa, apontou, ao término, alguns dos princípios básicos que poderão nortear uma possível re-escritura da comunicação científica. É, portanto, a partir desta pesquisa-base que um livro foi derivado e que o presente artigo estará centrado objetivando, por conseguinte, gerar um debate pertinente-proveitoso no contexto da área de Comunicação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Marques Gomes, Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) com a equivalência ao grau de Doutora em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Portugal). Doutorado Sanduíche - Programa Erasmus Mundus External Cooperation Window - Projecto ISAC - Improving Skills Across Continents. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação (2004) e graduação em Turismo, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

Gomes, C. M. (2014). Possível Re-Escritura da Comunicação Científica: Uma Linha de Variação. Mídia E Cotidiano, 4(4), 138-157. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9712