Mídia, cotidiano e cidade. Construções e desconstruções da observação como método

Autores

  • paulo celso da silva Universidade de Sorocaba/SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9715

Resumo

Utilizando a estética ensaística e a observação enquanto método de apropriação imediata do cotidiano, o texto pretende oferecer uma reflexão acerca das questões que envolvem o espaço, comunicação, mídia na sociedade atual. Esta é vista pela ótica da pós-modernidade na qual a relação espaço, virtual e flexibilidade a diferencia da modernidade em que o tempo, máquina e rigidez comandavam as ações e reflexões do dia a dia das pessoas. O aporte na comunicação é dado pela subárea da geografia da comunicação utilizando obras que hoje podem ser consideradas clássicas nas ciências sociais e humanas. A figura o observador dialoga com o leitor sobre as questões que surgem no caminho cotidiano.

Palavras-chave: Mídia, cotidiano, cidade, geografias da comunicação, pós-modernidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

paulo celso da silva, Universidade de Sorocaba/SP

Mini-curriculo: Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Pós doutorado em Geografia Humana (2011-2002)  na Universitat de Barcelona. Pós doutorado em Comunicação (2012) na UERJ. Docente e Coordenador do PPG em Comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba/ São Paulo

Referências

BERMAN, Marshal - Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das letras, 1990.

CANEVACCI, Massimo - A cidade Polifônica - Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana São Paulo:Studio Nobel , 1984.

GUATTARI, Félix - CAOSMOSE um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: 34, 1992.

HARVEY, David - A condição Pós-Moderna, São Paulo:Loyola, 1994.

LEMINSKY, Paulo - Anseios Crípticos – Curitiba:Criar ,1986.

SANTOS, Milton - A natureza do espaço - técnica e tempo razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

SOJA, E. W. - Geografias Pós-Modernas - A reafirmação do espaço na teoria social crítica.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

silva, paulo celso da. (2014). Mídia, cotidiano e cidade. Construções e desconstruções da observação como método. Mídia E Cotidiano, 4(4), 199-212. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9715