SÓ PORQUE EU SOU BRANQUINHA: embates pelo controle representacional da identidade nacional no caso do casal da Copa 2014

Autores

  • Erly Guedes Barbosa PPGCOM da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9717

Resumo

Este artigo analisa a disputa pelo controle representacional do Brasil por meio de discursos midiáticos no episódio do ‘casal da Copa’, como ficou conhecido o caso de suposta substituição das duplas de artistas negros Camila Pitanga e Lázaro Ramos pelos artistas brancos Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert no posto de mestres de cerimônia do evento de sorteio de chaves da Copa 2014. Os antecedentes do episódio, textos de especialistas e jornalistas, e declarações dos artistas envolvidos são analisados à luz dos estudos culturais. Nas ficções surgidas no debate público, branquitude e mestiçagem emergem como noções agenciadas nos embates pelo controle representacional do Brasil e da construção de sua identidade social.

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Biografia do Autor

Erly Guedes Barbosa, PPGCOM da Universidade Federal do Rio de Janeiro

É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa Comunicação, cultura e política sob orientação da profa. dra. Liv Sovik. E-mail: erlyguedes@gmail.com.

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Publicado

2014-07-07

Como Citar

Barbosa, E. G. (2014). SÓ PORQUE EU SOU BRANQUINHA: embates pelo controle representacional da identidade nacional no caso do casal da Copa 2014. Mídia E Cotidiano, 4(4), 734-736. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9717