AVALIAÇÃO DO ENSINO ONLINE NO CURSO DE JORNALISMO: O OLHAR DO ESPECIALISTA, DA GESTORA E DOS EGRESSOS

Autores

  • Rosimeri Figueiredo de Matos TRISTÃO Fundação Cesgranrio
  • Luci Mary Araújo HILDENBRAND

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9745

Resumo

O presente artigo traduz o estudo que se ocupou de avaliar o mérito e o impacto inicial da disciplina Projeto de Jornalismo Online, ministrado pelo Curso de Jornalismo, de Instituição de Ensino Superior, localizada no Rio de Janeiro. As questões avaliativas relacionaram-se aos critérios utilizados na contratação de jornalistas online e às contribuições da disciplina para a devida preparação do graduando para o mercado, considerando a estrutura curricular do Curso. A avaliação utilizou-se dos fundamentos da abordagem proposta por Scriven e os indicadores estabelecidos derivaram de estudos analíticos do Projeto, acompanhados das análises da grade curricular do Curso e da proposta pedagógica da disciplina, apoiados na experiência docente acumulada. Em consonância ao Quadro de Critérios, os três instrumentos construídos e validados por especialistas foram dois roteiros de entrevista e um questionário. Os primeiros, aplicados em julho de 2013, respectivamente, ao profissional de seleção e recrutamento de jornalistas online, que atua em empresa de comunicação de grande porte, e à gestora acadêmica da Instituição. O terceiro, um questionário misto autoaplicável, foi respondido, em agosto de 2013, por 13 egressos do Curso, inseridos no mercado como jornalistas online. As questões dos três instrumentos foram inter-relacionadas, tendo em vista a triangulação dos dados. Na construção da resposta à primeira, identificou-se que o mercado considera a qualidade da formação acadêmica, uso das tecnologias online, velocidade no raciocínio e na apuração da informação, além de redação clara e objetiva e familiarização com as tecnologias online. Em relação à segunda questão, concluiu-se que a disciplina Jornalismo Online, por si, não preparou devidamente o graduando para o exercício profissional na área; pois faltou-lhe o apoio de outros elementos curriculares. Como resposta à terceira questão, constatou-se que a aplicação de apenas uma disciplina voltada para este segmento do Jornalismo não qualifica adequadamente os graduandos para o mercado online. Embora o mérito da disciplina tenha sido subtraído, por conta da precariedade das condições acadêmicas, o seu impacto se fez perceber face à inserção do contingente de egressos na condição de jornalistas online. Dentre as recomendações, destaca-se a possibilidade de a avaliação contribuir para o debate acadêmico acerca da importância da disciplina na formação profissional, construindo, desta forma um olhar do online como mais uma modalidade inerente aos Cursos de Jornalismo.

Palavras-chave: Avaliação de disciplina. Mérito e impacto. Jornalismo Online.

¹Professora de Jornalismo e Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio
²Professora Adjunta no Mestrado Profissional em Avaliação, Fundação Cesgranrio.

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Biografia do Autor

Rosimeri Figueiredo de Matos TRISTÃO, Fundação Cesgranrio

Rosimeri Figueiredo de Matos Tristão é professora de Jornalismo da Anhanguera Educacional e da Universidade Estácio de Sá, jornalista há 32 anos. Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio e Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora de Comunicação Social na Universidade Gama Filho, no Centro Universitário da Cidade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e demais instituições particulares.

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Publicado

2015-07-21

Como Citar

TRISTÃO, R. F. de M., & HILDENBRAND, L. M. A. (2015). AVALIAÇÃO DO ENSINO ONLINE NO CURSO DE JORNALISMO: O OLHAR DO ESPECIALISTA, DA GESTORA E DOS EGRESSOS. Mídia E Cotidiano, 6(6), 200-214. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9745

Edição

Seção

Artigos Seção Livre