DECODIFICAÇÃO: OS ESTUDOS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADE DE ENTENDIMENTO À MIDIATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

Autores

  • PATRÍCIA RAKEL DE CASTRO SENA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
  • Maria Das Graças Pinto Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Heitor Costa Lima da Rocha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9759

Palavras-chave:

Mídia, Recepção, Política, Educação.

Resumo

Esse artigo evidencia os Estudos Culturais como instrumental teórico-metodológico para proceder a análise de discursos e avaliar como se procedem aos processos de recepção, consumo e circulação da midiatização, feita pelo viés político, sobre educação, e que relação isso acaba tendo com as reinvenções e reordenamentos do agendamento desses temas. O objetivo é, portanto, observar as relações de interação entre mídia, educação e política a partir da percepção de jovens estudantes do interior do Rio Grande do Norte, que vivem longe das grandes capitais e centros urbanos, nos quais há um acesso mais facilitado aos meios de comunicação e às instituições de ensino tradicionalmente mais qualificados. As observações evidenciam que os discursos podem ser ressignificados quando o tema sobre educação é pautado pelo viés político em grupos de conversações públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PATRÍCIA RAKEL DE CASTRO SENA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Doutoranda em Comunicação, pelo Programa de PósGraduaçãoem Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, com sanduíche na Universidade da BeiraInterior / Portugal, Bolsista Capes Proc.nº BEX 99999.008304/201409;mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pósgraduaçãoem Estudos da Mídia PPgEM,daUniversidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, com bolsa sanduíche PROCAD na UFRJ e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN.Foi bolsista de Iniciação Científica do Departamento de Comunicação Social da UFRN, certificada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico),de agosto de 2005 a agosto de 2008. Foi repórter, responsável pelos cadernos de Política e Cidades do Jornal Metropolitano no ano de 2005; foi repórter da Agência deComunicação da UFRN / AGECOM em 2007. Foi assessora de comunicação e de gabinete do Grupo Oficina Comunicação Corporativa (Oficina da Notícia) / do ConselhoRegional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Norte, e do Núcleo de Petróleo (NUPPRAR / Petrobras) da UFRN. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas deJornalismo, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política, Teoria Crítica e Teorias do Jornalismo).

Maria Das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Bolsista-sanduíche da CAPES na Loughborough University - Reino Unido, onde produziu pesquisas em metodologias de estudos da mídia, ano: 2000. Participou do Grupo de Pesquisas e Estudos de Mídia da Loughborough University - Reino Unido - Culture and Media Analysis Research Group (CaMARG). Pós-doutorado na pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia. Coordena o grupo de Pesquisas GEMINI - Grupo de Estudos da Mídia. Também é membro do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Área de concentração: mídia-cognição. Tem experiência em jornalismo, em que atuou durante 20 anos como profissional. Produz estudos e pesquisas nas áreas de Comunicação e Cognição, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de sentido e sociedade; mídias digitais e produção de conteúdos, formação social, subjetividade, inclusão digital, educação a distância, cidadania cultural, recepção e consumo.

Heitor Costa Lima da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade da Beira Interior/Covilhã/Portugal (2015). É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o grupo de pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade e atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do jornalismo; comunicação; ciência política; mudança social e ideologia.

Referências

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia – dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

CANCLINI, Néstor Garcia. O Consumo Serve Para Pensar. In: Consumidores e Cidadãos - conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2009.

COUTO, Paloma Rodrigues Destro; RIBEIRO, José Luiz. As máscaras de Jon Snow: diferentes identidades do personagem da série Game of Thrones. In: Mídia e Cotidiano. Artigos Seção Livre. Niterói: UFF, n 3., 355-375, Dezembro, 2013.

DIJK, Teun A. Van. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2012a.

______. Discurso e Contexto. São Paulo: Contexto, 2012b.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora da Universidade estadual Paulista, 1997.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

GARCIA, Luciane Terra dos Santos; QUEIROZ, Maria Aparecida de. Embates pedagógicos e organizacionais nas políticas de educação. Natal: EDUFRN, 2009.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GOMES, Wilson. Esfera pública política e media: com Habermas contra Habermas. In: Produção e recepção dos sentidos midiáticos. (Orgs.) RUBIM, Antônio Albino; BENTZ, Ione Maria & PINTO, Milton José. Petrópolis: Vozes, 1998.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. SOVIK, Liv (Org.). Belo Horizonte: UFMG, 2003.

JACKS, Nilda (coord.). Meios de audiências: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

MATOS, Heloiza; NOBRE, Guilherme Fráguas. Capacitação em comunicação pública e em comunicação política: democratizando as habilidades parlamentares civis. In: Mídia e Cotidiano. Dossiê Comunicação e Cidadania. Niterói: UFF, n 5, dezembro, 2014.

MORAES, Denis de. Estado, políticas de comunicação e transformações na América Latina. Rio de Janeiro: ECO-PÓS, 2008.

NETO, Antônio Fausto. Fragmentos de uma «analítica» da midiatização. In: Matrizes. São Paulo: N. 2, abril, 2008.

ORTIZ, Renato. Estudos culturais. In: Tempo Social. Versão On-line ISSN 1809-4554, v.16, n.1. São Paulo, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702004000100007. Acesso em 29 ago 2015.

POWELL R.A.; & SINGLE H.M. Focus groups. In: International Journal of Quality in Health Care. N 8 (5): 499-504,1996.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

SENA, P. R. D. C., Coelho, M. D. G. P., & Rocha, H. C. L. da. (2015). DECODIFICAÇÃO: OS ESTUDOS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADE DE ENTENDIMENTO À MIDIATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Mídia E Cotidiano, 7(7), 170-187. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9759

Edição

Seção

Artigos Seção Temática