DECODIFICAÇÃO: OS ESTUDOS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADE DE ENTENDIMENTO À MIDIATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

PATRÍCIA RAKEL DE CASTRO SENA, Maria Das Graças Pinto Coelho, Heitor Costa Lima da Rocha

Resumo


Esse artigo evidencia os Estudos Culturais como instrumental teórico-metodológico para proceder a análise de discursos e avaliar como se procedem aos processos de recepção, consumo e circulação da midiatização, feita pelo viés político, sobre educação, e que relação isso acaba tendo com as reinvenções e reordenamentos do agendamento desses temas. O objetivo é, portanto, observar as relações de interação entre mídia, educação e política a partir da percepção de jovens estudantes do interior do Rio Grande do Norte, que vivem longe das grandes capitais e centros urbanos, nos quais há um acesso mais facilitado aos meios de comunicação e às instituições de ensino tradicionalmente mais qualificados. As observações evidenciam que os discursos podem ser ressignificados quando o tema sobre educação é pautado pelo viés político em grupos de conversações públicos.


Palavras-chave


Mídia; Recepção; Política; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia – dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

CANCLINI, Néstor Garcia. O Consumo Serve Para Pensar. In: Consumidores e Cidadãos - conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2009.

COUTO, Paloma Rodrigues Destro; RIBEIRO, José Luiz. As máscaras de Jon Snow: diferentes identidades do personagem da série Game of Thrones. In: Mídia e Cotidiano. Artigos Seção Livre. Niterói: UFF, n 3., 355-375, Dezembro, 2013.

DIJK, Teun A. Van. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2012a.

______. Discurso e Contexto. São Paulo: Contexto, 2012b.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora da Universidade estadual Paulista, 1997.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

GARCIA, Luciane Terra dos Santos; QUEIROZ, Maria Aparecida de. Embates pedagógicos e organizacionais nas políticas de educação. Natal: EDUFRN, 2009.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GOMES, Wilson. Esfera pública política e media: com Habermas contra Habermas. In: Produção e recepção dos sentidos midiáticos. (Orgs.) RUBIM, Antônio Albino; BENTZ, Ione Maria & PINTO, Milton José. Petrópolis: Vozes, 1998.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. SOVIK, Liv (Org.). Belo Horizonte: UFMG, 2003.

JACKS, Nilda (coord.). Meios de audiências: a emergência dos estudos de recepção no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2008.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

MATOS, Heloiza; NOBRE, Guilherme Fráguas. Capacitação em comunicação pública e em comunicação política: democratizando as habilidades parlamentares civis. In: Mídia e Cotidiano. Dossiê Comunicação e Cidadania. Niterói: UFF, n 5, dezembro, 2014.

MORAES, Denis de. Estado, políticas de comunicação e transformações na América Latina. Rio de Janeiro: ECO-PÓS, 2008.

NETO, Antônio Fausto. Fragmentos de uma «analítica» da midiatização. In: Matrizes. São Paulo: N. 2, abril, 2008.

ORTIZ, Renato. Estudos culturais. In: Tempo Social. Versão On-line ISSN 1809-4554, v.16, n.1. São Paulo, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702004000100007. Acesso em 29 ago 2015.

POWELL R.A.; & SINGLE H.M. Focus groups. In: International Journal of Quality in Health Care. N 8 (5): 499-504,1996.




DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9759

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC (UFF)

Endereço: Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24.210-510

Site: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br

Telefone/Fax: (21) 2629-9684/ (21) 2629-9681