O corpo na era da sua reprodutibilidade técnica

Autores

  • Marta Maria Cordeiro Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9773

Palavras-chave:

Corpo, Mídia, Cirurgia Estética

Resumo

O artigo questiona a possibilidade de serem copiadas aparências humanas a partir do exemplo do concurso televisivo I Want a Famous Face, no qual os concorrentes alteram o seu corpo de acordo com o modelo de uma celebridade. Considera a aproximação entre a posição dos concorrentes e a figura de Narciso, tomada como modelo do amor a si e utiliza a relação entre o corpo humano e as obras de arte para problematizar a ideia de cópia e reprodução no caso humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Maria Cordeiro, Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Belas-Artes, especialidade em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Professora no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

Investigadora integrada no CIEBA.

Referências

ADORNO, Theodor W. Sobre a Indústria da Cultura. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

ATLAN, Henri [et.al.]. Clonagem Humana [1999]. Coimbra: Quarteto, 2001.

BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos. Ensaio sobre a Linguagem e Matéria [1942]. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editora, 1997.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política [1936]. Lisboa: Relógio d´Água, 1992.

BOLTER, Jay David ; GROMALA, Diane. Windows and Mirrors. Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency. Cambridge: The Mit Press, 2003.

CAVELL, Stanley. The World Viewed. Reflections on the Ontology of Film. Cambridge: Harvard University Press, 1979.

COLERIDGE, Samuel Taylor. Biographia Literaria. In ENGELL, James ; BLAIN, W. Jackson (ed.). The Collected Works of Samuel Taylor Coleridge. Princeton: Princeton University Press, 1983. Vol.7.

CORDEIRO, Marta. Ser Belo. Uma Questão Pessoal. Mídia e Coitidiano. Revista Electrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Coitidiano. Vol. 4, N.2. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fulminense, Junho de 2014.

CORREIA, Carlos João. Schiller e o Problema da Identidade Pessoal. In SANTOS, Leonel Ribeiro dos (coord.). Educação Estética e Utopia Política. Lisboa: Colibri, 1996.

COSTA, J. Almeida ; MELO, A. Sampaio. Dicionário da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 1999.

COTTINGHAM, John. Dicionário Descartes [1993]. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espectáculo [1967]. Lisboa: Mobilis in Mobili, 2005.

DENNETT, Daniel C. Tipos de Mentes [1996]. Mafra: Rocco, 2001.

DESCARTES, René. Philosophical Essays and Correspondence. Cambridge: Hackett Publishing Company, 2000.

– Os Princípios da Filosofia [1644]. Lisboa: Guimarães Editores, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O Que Nós Vemos, O Que Nos Olha [1992]. Porto: Dafne Editora, 2011.

DUBOIS, Phillipe. O Acto Fotográfico [1982]. Lisboa: Vega, 1991.

ECO, Humberto (dir.). História do Feio. Algés: Difel, 2007.

ELKINS, James. From Original to Copy and Back Again. In The British Journal of Aesthetics. Vol. 33, N. 2. Oxford: The British Society of Aesthetics by Oxford University Press, 1993.

FINCHER, David. The Curious Case of Benjamin Button [registo de vídeo]. U.S.A.: Warner Bros./ Paramout Pictures, 2008.

FONSECA, Tony. The Doppelgänger. In JOSHI, S.T. (ed.). Icons of Horror and the Supernatural: an Encyclopedia of Our Worst Nightmares. London: Greenwood Press, 2007. Vol. I, II.

GAUTHIER, Alain. O Virtual é Azul. In Real vs. Virtual. Revista de Comunicação e Linguagens. N. 25. Lisboa: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens/ Edições Cosmos, 1999.

GILMAN, Sander L. Making the Body Beautiful. A Cultural History of Aesthetic Surgery. Princeton & Oxford: Princeton University Press, 1999.

HAWTHORNE, Nathaniel. The BirthMark. In Mosses from an Old Manse [1846]. U.K.: Assistedreadingbooks, 2006. Vol. I.

JAY, Martin. In The Empire of the Gaze. In HOY, David Couzens (ed.). Foucault: A Critical Reader. New York: Blackwell, 1986.

MARRINAN, Michael ; GUMBRECHT, Hans Ulrich (ed.). Mapping Benjamin: The Work of Art in the Digital Age. Stanford: Stanford University Press, 2003.

McNEIL, Legs ; McCAIN, Gillian. Please Kill Me. The Uncensored Oral History of Punk. New York: Grove Press, 2006.

MEDEROS, Margarida. Fotografia e Verdade. Uma História de Fantasmas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

MIRANDA, José A. Bragança de. Corpo e Imagem. Lisboa: Nova Vega, 2008.

MITCHELL, W.J.T. What do Pictures Want? The lives and Loves of Images. U.S.A.: The University of Chicago Press, 2005.

ORTEGA, Francisco. O Corpo Incerto. Corporeidade, Tecnologias Médicas e Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

OVÍDIO. Narciso e Eco. In Metamorfoses. Livro III. Lisboa: Livros Cotovia, 2007.

ROBINS, Kevin. Consuming Images: From the Symbolic to the Psychotic. In Into the Image. Culture and Politics in the Field of Vision. London: Routledge, 1996.

RODENBECK, J. F. Yayoi Kusama: Surface, Stitch, Skin. In ZEGHER, M. Catherine. Inside the Visible. An Elliptical Traverse of 20th Century Art In, Of, and From Feminine. Massachusetts: The Mit Press, 1996.

SCHWARTZ, Hillel. The Culture of the Copy. Striking Likenesses, Unreasonable Facsimiles. New York: Zone Books, 1998.

SPIELBERG, Steven. A.I. Artificial Intelligence [registo de vídeo]. U.S.A.: Dream Works/ Warner Bros., 2001.

VIRILIO, Paul. Aesthetics of Disappearance. U.S.A.: Semiotext(e), 1991.

– Cibermundo: A Política do Pior. Lisboa: Teorema, 2000.

WILLIAMS, Bernard. Are Persons Bodies. In SPICKER, Stuart F. (ed.). The Philosophy of the Body. Chicago: Quadrant Books, 1970.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Cordeiro, M. M. (2016). O corpo na era da sua reprodutibilidade técnica. Mídia E Cotidiano, 8(8), 176-197. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9773

Edição

Seção

Artigos Seção Livre