COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens

Camila Alvarenga, José Márcio Barros

Resumo


A proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação.

Palavras-chave


Educomunicação; Comunicação; Cultura; Mediações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC (UFF)

Endereço: Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24.210-510

Site: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br

Telefone/Fax: (21) 2629-9684/ (21) 2629-9681