ENTRE VÍNCULOS E VEÍCULOS: a representação da mulher rural a partir da apropriação das TICs

Autores

  • Marcela Guimarães e Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9830

Palavras-chave:

Extensão Rural, Políticas Públicas, São Borja/RS

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar alguns apontamentos sobre o processo de representação da mulher rural na gestão da propriedade familiar a partir da convergência de políticas públicas no âmbito da extensão rural brasileira com recorte direcionado ao acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs). Para tanto, apresenta brevemente a trajetória das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural, que encontra-se historicamente entrelaçada aos processos comunicativos e aos meios de comunicação, para situar o papel da mulher rural nesse contexto. Posteriormente, propõe uma reflexão sobre as implicações das políticas de reconhecimento da agricultura familiar e de acesso às TICs como uma convergência possível para promover a participação da mulher rural. Na sequência aborda questões de gênero a partir da realidade de mulheres agricultoras do município de São Borja, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, atendidas pela Emater/RS – Ascar e as suas relações com esta e outras instituições por meio da apropriação das TICs em seu cotidiano. E por fim, apresenta algumas reflexões sobre a convergência entre as políticas e, consequentemente a inclusão dessas mulheres no contexto do desenvolvimento rural no qual estão inscritas as TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Guimarães e Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa - mestrado profissional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus São Borja). Líder do grupo de pesquisa CNPq - Processos e práticas nas atividades criativas e culturais - GPAC. Coordenadora do Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais - OMiCult.

Referências

Abramovay, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.

Almeida, V. Igualdade de gênero, trabalho e relações de poder – perspectivas e intervenções da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Gênero de Portugal. In: OLIVEIRA, C. S.; VILLAS-BOAS, S. (Cood.). Igualdade de Gênero, Responsabilidade Social e Cidadania. Covilhã: UBI, 2011.

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Relatório de Atividades Municipais 2010 EMATER/RS – ASCAR. Escritório Municipal de São Borja/RS, 2010.

Bordenave, J. E. D. O que é comunicação rural. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

__________. Comunicação e Educação: o que Deus uniu o homem não separa. In: WERTHEIN, J.; BORDENAVE, J. E. D. (Org.). Educação rural no Terceiro Mundo: experiências e novas alternativas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Caporal, F. R. A extensão rural e os limites à prática dos extensionistas do serviço público. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 1991.

Castells, M. A Sociedade em rede. (2ª ed.) São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEPONTI, C. M. Intervenção para o desenvolvimento rural: o caso da extensão rural pública do Rio Grande do Sul. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 2010.

Diesel, V. et al.. Extensão rural para quem? A nova face institucional da orientação técnica no Rio Grande do Sul. In: Anais do VIII Congreso Latinoamericano de Sociología Rural. Porto de Galinhas, 2009.

Duarte, J; Castro, A. M. G. de. Comunicação e tecnologia na cadeia produtiva da soja em Mato Grosso. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2004.

Fonseca, M. T. L da. A extensão rural no Brasil, um projeto político para o capital. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

Hernández, C. O. Política de crédito rural com perspectiva de gênero: um meio de “empoderamento” para as mulheres rurais. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=rs>. Acesso em: 31 de jan. 2012.

_______. Censo Agropecuário 2006: agricultura familiar primeiros resultados. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/

censoagro/agri_familiar_2006/familia_censoagro2006.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2012.

Ministério da Ciência e Tecnologia. Programa de Inclusão Digital. Brasília. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/42303.html>. Acesso em: 31 jan. 2012.

Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA/SAF/Grupo de Trabalho ATER. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural: Versão Final (pdf). Brasília, 2004.

____________. Lei nº 11.326. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/portal/saf/institucional/leisaf>. Acesso em: 31 jan. 2012.

Pérez, I. H. La construcción social de las teorías del desarrollo: un estúdio histórico/crítico para incidir en el diseño de las políticas públicas. México: Miguel Ángel Porrúa, 2003.

Thompson, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

Takahashi, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Schneider, S. A pluriatividade na agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Sodré, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear em rede. Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Silva, M. G. e. (2017). ENTRE VÍNCULOS E VEÍCULOS: a representação da mulher rural a partir da apropriação das TICs. Mídia E Cotidiano, 11(2), 98-119. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9830