A PRODUÇÃO DOS ATORES CULTURAIS DE IMPERATRIZ NA INTERNET E SUAS INTERAÇÕES COM O JORNAL "O PROGRESSO"

Autores

  • Thays Assunção Reis Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9837

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a produção online de três atores culturais de Imperatriz-MA e averiguar se há interações entre a informação produzida por eles e a publicada pelo jornal O Progresso na primeira quinzena do mês de agosto de 2015. O estudo das plataformas baseou-se na identificação dos pontos de presença na internet, periodicidade das publicações; a origem do conteúdo (próprio ou compartilhado de outros usuários) e a interação com outros usuários. Já a análise do jornal concentrou-se na identificação das matérias culturais, de modo a compreender os sentidos de cultura constituídos pelo impresso. Conclui-se que os atores culturais ainda fazem uso incipiente da web como canal de difusão e que os poderes político e econômico de Imperatriz são apontados pelo jornal como os principais produtores culturais, sendo que os demais atores culturais praticamente não aparecem ou são minimizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Comunicação e professor do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Reis, T. A., & Gadini, S. L. (2017). A PRODUÇÃO DOS ATORES CULTURAIS DE IMPERATRIZ NA INTERNET E SUAS INTERAÇÕES COM O JORNAL "O PROGRESSO". Mídia E Cotidiano, 11(2), 233-247. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9837