Memória no Facebook: o caso “Maria do Resguardo”

Autores

  • Leticia Cantarela Matheus Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Rafaella Prata Rabello Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9852

Palavras-chave:

Memória, Espaço, Imagem, Cidade, Fotografia.

Resumo

O artigo analisa o papel que fotografias antigas de ambientes urbanos, atualmente consumidas em fanpages no Facebook, apresentam na construção de memórias coletivas nas cidades. A pesquisa se insere em uma perspectiva sobre novas formas de processamento social de memória em ambientes digitais, com enfoque nas dinâmicas das redes sociais. Para este estudo, foi selecionado um conjunto de interações que se deram entre os seguidores da fanpage “Maria do Resguardo”, dedicada à memória de Juiz de Fora (MG), em torno de uma única postagem em abril de 2016, que obteve mais de 24 mil visualizações. O post mostrava a fotografia de uma praça. Usou-se como método o conceito de dialogismo de Bakhtin para trabalhar as citações mútuas e antecipações discursivas, além de termos nos apoiado na etnografia voltada para meios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Cantarela Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-Uerj). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Líder do grupo de pesquisa do CNPq “Narrativas midiáticas e experiência urbana”, ao qual este trabalho está vinculado. 

Rafaella Prata Rabello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda na linha de pesquisa “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq “Comunicação, Cidade e Memória” e “Narrativas midiáticas e experiência urbana”, aos quais este trabalho está vinculado.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Matheus, L. C., & Rabello, R. P. (2017). Memória no Facebook: o caso “Maria do Resguardo”. Mídia E Cotidiano, 11(3), 190-213. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9852