Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Pensamento Contemporâneo em Administração é a revista eletrônica trimestral de acesso gratuito da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense – UFF, que visa a veicular artigos acadêmicos inéditos ligados à Administração de Empresas. Abrange os campos do ensino, da pesquisa e da prática.

Sua ênfase reside nas áreas de Marketing/Mercadologia, Estratégias Empresariais, Contabilidade e Finanças, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Outrossim, são bem-vindos trabalhos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas que estejam embasados em uma visão contemporânea do mundo, e que contribuam para o avanço da teoria da Administração de Empresas por meio da incorporação de novos insights ao pensamento acadêmico, tais como a Gestão Ambiental Corporativa e a Responsabilidade Social Corporativa.

Ao tipo de conteúdo dos trabalhos a revista aplicará visão holística, entendendo que são igualmente construtivas a apresentação de avanços no campo da Administração, a crítica sobre ferramentas e/ou filosofias de gerência, e a divulgação de novas técnicas, assim como artigos conceituais sobre pesquisa acadêmica.

Como o objetivo da revista é a disseminação do conhecimento, os artigos publicados não necessariamente estarão alinhados com as opiniões da UFF ou dos responsáveis por esta publicação.

O público-alvo de Pensamento Contemporâneo em Administração são pesquisadores e praticantes de administração de organizações públicas e privadas, ligadas, direta e indiretamente, aos mais diversos setores econômicos.

O material submetido deve ser inédito, não tendo sido publicado em outro veículo de publicação e não estando em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Excepcionalmente, aceita-se material apresentado em congressos científicos e publicados em anais, e, a critério do Conselho Editorial, trabalhos originalmente publicados em língua estrangeira.

As contribuições podem ser enviadas em português, inglês, francês ou espanhol.

Qualquer material assinado será considerado de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), cujo trabalho não será remunerado e cujos direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida.

O interesse de Pensamento Contemporâneo em Administração reside em:

  • artigos de desenvolvimento teórico, sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e propondo novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da Administração de Empresas
  • trabalhos empíricos, que ampliem o conhecimento na área fundamentando-se em pesquisas metodologicamente bem embasadas, criteriosamente conduzidas e adeqüadamente analisadas
  • ensaios com abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e levando os leitores a reflexões sobre temas relevantes na área de conhecimento
  • estudos de caso que apresentem situação-problema na qual o autor deverá usar seus conhecimentos de Administração e bibliografia indicada para propor alternativa de solução.O nome da organização ou pessoa física a que se refere o caso deverá ser revelado apenas com a concordância formal daqueles, sendo, do(s) autor(es) do caso, a responsabilidade pela identificação dos protagonistas.

Em qualquer destas opções, o trabalho submetido deverá representar contribuição científica, desafiando o conhecimento e as práticas estabelecidas com perspectivas provocativas e inovadoras.

Isto implica tratar de tema relevante e pertinente ao contexto e ao momento, com desenvolvimento consistente com princípios de construção científica do conhecimento e com referencial teórico-conceitual que reflita o estado da arte do conhecimento na área, trazendo conclusão clara e concisa, além de apontar implicações do trabalho para a teoria e/ou para a prática administrativa.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Essa seção é reservada à apresentação dos números da Revista pelos editores.

This section is reserved for the presentation of numbers of the journal by the editors.

 

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos/Papers

Essa seção recebe textos originais que ainda não tenham sido publicados em outros periódicos, de 40.000 até 80.000 caracteres (com espaço).

This section receives original texts that have not been published elsewhere, from 40,000 to 80,000 characters (including spaces).

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas/Reviews

Essa seção recebe resenhas de até 10.000 caracteres (com espaço) sobre livros, filmes e sítios da internet.

This section receives reviews up to 10,000 characters (including spaces) about books, movies and websites.

 

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios/Essays

Essa seção recebe textos originais que ainda não tenham sido publicados em outros periódicos, de 40.000 até 80.000 caracteres (com espaço).

This section receives the original texts that have not been published elsewhere, from 40,000 to 80,000 characters (including spaces).

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Caso para ensino/Case Studies

This section receives the original texts that have not been published elsewhere, from 40,000 to 80,000 characters (including spaces).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O objetivo do processo de avaliação é ajudar os colaboradores a aprimorar seus trabalhos, fornecendo-lhes avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes. A Revista conta com avaliadores externos (varias universidades e estados do Brasil, bem como avaliadores de outros países, como pode ser verificado no corpo editorial da Revista). 

O autor receberá a primeira comunicação sobre se o artigo será enviado para dois pareceristas em até 2 meses. Os pareceristas têm até oito semanas para avaliar cada artigo. Ao final do processo de avaliação, o autor será comunicado pela plataforma da Revista. Os autores, também, podem acompanhar o processo de avaliaçao do seu artigo direto na plataforma da Revista.

A avaliação das contribuições recebidas será iniciada por meio da atribuição de um código que garante o anonimato do(s) autor(es). Em seguida, o material será encaminhado para uma pré-avaliação do comitê editorial, que verificará sua adequação à linha editorial da revista. Caso aprovado, será enviado a dois avaliadores em blind review, ou seja, sem a identificação dos autores nem das instituições.

O artigo será aceito para publicação quando os dois pareceristas o avaliarem positivamente.

Em casos controversos, quando um parecerista avaliar positivemente e o outro parecerista avaliar negativamente, o artigo será enviado para um terceiro avaliador.

 

Periodicidade

A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração tem periodicidade trimestral.

1º - Janeiro-Março

2º - Abril-Junho

3º - Julho-Setembro

4º - Outubro-dezembro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA) não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.