Dinâmica de poder nos espaços organizacionais de uma administradora de Shoppings Centers: um estudo etnográfico

Autores

  • Luiz Abiel Rabelo Martins Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)
  • Andrea Cherman Doutora e Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio). Graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro ECO/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11222

Resumo

O estudo do poder nas organizações é um dos meandros para a compreensão de uma empresa e seus vieses de gerenciamento, revelando mecanismos de dominação na modernidade. O presente trabalho, de caráter etnográfico, objetivou analisar como tais artifícios relacionados ao poder se manifestam nos espaços organizacionais, tendo como base as ideias de Foucault (2002). Foram observadas as interações entre os indivíduos no local de trabalho e a exposição proporcionada pela distribuição dos corpos em diferentes ambientes organizacionais. Os achados revelam quatro espaços emergentes – coercitivo, conflituoso, passivo e catártico –, com distintas dinâmicas de poder, que impactam no comportamento dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Cherman, Doutora e Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio). Graduada em Comunicação Social pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro ECO/UFRJ.

Professora do Departamento de Administração e do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). As áreas de interesse em pesquisa são: comportamento humano e social nas organizações, cultura organizacional, comunicação organizacional e business & society - principalmente ética corporativa e cultura ética.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers