VENDERAM MEU FUTURO: CRISE E A NOVA GERAÇÃO

Autores

  • Paulo Cesar Motta Pontifícia Universidade Católica - PUC
  • Monica Zaidan Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Paula Valente

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v3i2.11010

Resumo

Este trabalho conjectura uma geração nascente no Brasil em meio a um cenário de turbulência econômica, decorrente particularmente da crise dos Estados Unidos. O método compõe-se de dois estudos distintos. O primeiro estudo explora a validade das memórias coletivas brasileiras em relação a eventos históricos, através de um levantamento efetuado em amostra de 572 respondentes. O segundo levanta possíveis experiências negativas relacionadas à crise, tendo por base valores obtidos de fontes bibliográficas. Nos resultados, foram identificadas 14 principais experiências negativas, classificadas em quatro grupos: Aversão Ao Risco, Proteção Governamental, Restrição de Consumo e Senso de Propósito. O trabalho conclui com proposições sobre o estilo de vida e consumo familiar, tais como valorização do consumo coletivo, substituição do prazer material pelo de maior contato humano, recuperação da cultura do “ser” em detrimento da cultura do “ter” e práticas empresariais éticas, a fim de obter reciprocidade no mercado.

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Publicado

2009-08-30

Edição

Seção

Artigos/Papers