MARKETING, POLÍTICAS DE CRÉDITO E INADIMPLÊNCIA. VENDER BEM E EVITAR O MAU PAGADOR: UM DESAFIO PERMANENTE

Autores

  • Istvan Karoy Kasznar Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v3i2.11012

Resumo

O presente artigo mostra que a inadimplência voltou a crescer após a grande crise mundial gerada pela incapacidade de se saldarem as cédulas hipotecárias nos Estados Unidos da América. No Brasil sucedeu o mesmo e isto possui sérias conseqüências sobre o mercado de crédito, a concessão de novos empréstimos, o spread ou margem de retorno bancário, as taxas de juros e as vendas a crédito das empresas. Portanto, existe uma forte e significativa correlação, no caso negativa, entre vendas e elevação do nível de inadimplência. Mostra o autor que existem variáveis macroeconômicas relevantes para explicar a inadimplência, e que elas são as mesmas no Brasil e no exterior. De fato, indicam a inadimplência o desaquecimento econômico ou a perda e queda do PIB; o aumento do desemprego; a diminuição do rendimento médio do trabalhador; e o aumento da carga fiscal, entre outros.

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Biografia do Autor

Istvan Karoy Kasznar, Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE

Professor Titular da Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE. Doutor em Business Administration - California Coast University.

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Publicado

2009-08-30

Edição

Seção

Artigos/Papers