As Conexões entre o Marketing e a Logística na Busca do Valor ao Cliente

Autores

  • Carlos José Guimarães Cova Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v2i2.11057

Resumo

Neste artigo procuramos demonstrar que é cada vez maior a interdependência entre o Marketing e a
Logística, pois cada vez mais se reconhece o poder do serviço ao cliente como um meio potencial de
diferenciação entre as empresas. Em regra, a maior parte dos livros-texto apresenta o Marketing como
sendo o gerenciamento dos 4 “Ps”, designados por produto, preço, promoção e praça (também
chamada de ponto de venda). Até hoje a ênfase do Marketing recaia sobre os três primeiros “Ps”. A
praça, que pode ser descrita por intermédio do antigo clichê, “o produto certo, no lugar certo, na hora
certa”, de um modo geral não era muito enfatizado nos esforços da função marketing. Veremos que a
disponibilidade dos produtos passou a ser determinante para a decisão de venda.

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Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos/Papers