Redes de Cooperação e Estratégias de Marketing no Mercado Internacional: Entendendo a Atuação de um Consórcio de Exportação e de uma Associação de Micro e Pequenas Empresas Exportadoras

Autores

  • Breno de Paula Andrade Cruz
  • Deborah Moraes Zouain

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v2i3.11065

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar quais são estratégias de marketing de um consórcio deexportação e de uma associação de micro e pequenas empresas no mercado internacional. Utilizandoseo método Grounded Theory, analisam-se na perspectiva do marketing dois tipos de redes decooperação: (i) consórcios de exportação e (ii) associação de pequenas empresas exportadoras. Sãoencontradas na análise três categorias: grande categoria, categorias iniciais e categoriasintermediárias. Nas categorias intermediárias encontram-se as variáveis do composto promocional(preço, praça, produto e promoção), sendo estas categorias influenciadas diretamente pelas categoriasiniciais e pela grande categoria. A principal conclusão do artigo é que tanto o consórcio quanto aassociação seguem uma linha semelhante de atuação na formulação das estratégias de marketing,mesmo com características jurídicas diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Edição

Seção

Artigos/Papers