Aceitação e resistência ao processo de acreditação hospitalar sob a perspectiva dos profissionais que atuam em instituições hospitalares

Autores

  • David Ferreira Bomfin UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais/Professor
  • Lucia Penna Trivellato SICOOB VIVAMED/Gerente de Operações
  • Flávio Hastenreiter

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.11131

Resumo

O foco da pesquisa foi analisar a relação entre os indicadores de resistência e aceitação ao processo de mudança organizacional, como fatores que podem afetar o processo de implantação da Acreditação Hospitalar, sob a perspectiva dos profissionais que atuam em instituições hospitalares. A definição dos fatores se deu com base na análise teórica e a escolha daqueles recorrentes entre os autores estudados. Aplicou-se questionário a um grupo diversificado de profissionais que atuam em áreas e cargos distintos em instituições hospitalares com diversos níveis de complexidade. Após a avaliação do resultado do questionário foi conduzida uma entrevista semi-estruturada, junto a alguns desses profissionais ocupantes de cargos estratégicos e responsáveis pela condução direta ou indireta do processo de Acreditação Hospitalar. Os resultados confirmam a importância do envolvimento da alta administração como fator condicionado ao êxito no projeto. A inabilidade dos gestores para envolver os profissionais do nível operacional na elaboração dos planos de ação e reestruturação dos processos foi avaliada como um indicador de resistência que compromete o desempenho do processo de Acreditação Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Ferreira Bomfin, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais/Professor

Pedagogo. Mestre em Educação pela UFRJ e Doutor em Educação Empresarial pela Wisconsin International University.

Lucia Penna Trivellato, SICOOB VIVAMED/Gerente de Operações

Administradora. Mestre em Administração pela FEAD. Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Acreditação e Qualidade na Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. MBA em Gestão em Saúde pela FGV.

Flávio Hastenreiter

Psicólogo. Pós-graduando em Neuropsicologia pela FUMEC.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers