O Cluster cinematográfico de Paulínia: uma análise da inovação e do empreendedorismo da indústria do cinema em Paulínia-SP

Autores

  • Gustavo Mota Uchoa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reinaldo Dias Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11135

Resumo

O artigo tem por objetivo caracterizar a estruturação produtiva da indústria cinematográfica de Paulínia-SP, observando como as empresas e o Estado se relacionam no polo cinematográfico lá instalado, tendo em vista os conceitos de Cluster, especialização flexível e competitividade; além de levar em consideração a história da produção de cinema no país, desde seu surgimento no século XIX, passando pelas tentativas de industrialização, pela criação da estatal Embrafilme e estabelecendo o cenário conjuntural da “retomada” na década de 90 e começo do século XXI. Após a construção desse cenário, buscaremos avaliar as perspectivas de competitividade do cinema brasileiro, desde muito cedo “sufocado” pelo filme estrangeiro e com problemas endêmicos de dependência do Estado,.

Buscamos identificar se há um arranjo produtivo local em torno dessa atividade e seu estado de desenvolvimento, ressaltando sua relevância para o futuro do cinema no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Mota Uchoa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Gustavo Mota Uchoa é graduando do Curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do Programa de Iniciação Científica dessa mesma universidade.

Reinaldo Dias, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reinaldo Dias é doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo. Especialista, com pós-­graduação em Ciências Ambientais. É autor de vários livros publicados nas áreas de turismo, meio ambiente, sociologia, ciência política entre outros. Dos títulos publicados, destacam­se Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade, Turismo sustentável e meio ambiente, responsabilidade social: fundamentos e gestão e o mais recente, Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers