Estratégia como prática: um estudo das práticas da ação estratégica no cluster de lojas comerciais da Rua das Noivas em São Paulo

Autores

  • Marcio Luiz Marietto FACCAMP - Faculdades Campo Limpo Paulista
  • Cida Sanches FACCAMP - Faculdades Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11136

Resumo

A Estratégia como Prática (S-as-P) coloca os estudos em Estratégia Organizacional sob uma nova perspectiva de se avaliar o fenômeno da atividade estratégica, agora, em uma visão sociológica de ontologia intersubjetiva que permeia os significados compartilhados pelos atores sociais nos diversos níveis da organização e entre as organizações. O objetivo deste estudo foi o de analisar como os atores sociais (proprietários-empreendedores, gerentes, vendedores e outros atores sociais) situados no Cluster de Lojas Comerciais da “Rua das Noivas” em São Paulo/Brasil interagem com o ambiente interno e externo para a formulação, implementação e execução das estratégias através da organização e entre as organizações, e como estas práticas socialmente imersas em um sistema de atividades, legitimadas ou não, influenciam a estrutura das unidades do cluster que, concomitantemente, os influencia e, assim, direciona-os para os resultados que promovem a durabilidade dinâmica e longitudinal das organizações deste Cluster. A pesquisa obedeceu aos pressupostos qualitativos de investigação etnográfica utilizando-se a ferramenta de gravação velada e evidenciando-se as dificuldades da pesquisa em campo. Os resultados demonstraram que parece ser pertinente inferir que o Strategizing acontece nas interações entre os atores sociais pertencentes ao Cluster e seus contextos institucionais de regras e recursos que restringem e ao mesmo tempo possibilitam a adaptação estrutural em multinível destes indivíduos, organizações e entidades presentes no Cluster na busca da legitimidade de suas atividades vinculadas à adaptação dinâmica de suas capacidades de compartilhamento de significados na consecução diária do Strategizing imerso no ambiente técnico-institucional dos rituais, cerimoniais e simbolismos da Instituição do Casamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Marietto, FACCAMP - Faculdades Campo Limpo Paulista

Professor e Pesquisador na FACCAMP

Cida Sanches, FACCAMP - Faculdades Campo Limpo Paulista

Professora e Pesquisadora no Programa de Mestrado em Administração da FACCAMP

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers