Adaptação, validação e discussões da aplicação de uma escala de medida do potencial empreeendedor em universitários

Autores

  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Valderí de Castro Alcântara Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Fernanda Machado Freitas Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11140

Resumo

Os empreendedores são fundamentais para o desenvolvimento de um país, já que estes impulsionam a economia através da inovação. No Brasil, em questão, surge a necessidade de as instituições de ensino incentivarem e “ensinarem” o empreendedorismo, já que é possível aprender a ser empreendedor. Neste contexto, ganha relevância a existência de instrumentos que possam mensurar o potencial empreendedor. Assim, o trabalho em questão buscou adaptar, validar e mensurar o potencial empreendedor dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES), bem como analisar as implicações do perfil do aluno neste constructo, utilizado de uma escala em formato Likert composta de 30 itens. Para análise dos dados, utilizou de técnicas estatísticas destacando a análise fatorial exploratória com o método de extração dos componentes principais e rotação ortogonal varimax (varimax with kaiser normalization), coeficiente de confiabilidade Alfa de Cronbach e testes não paramétricos - Teste U de Mann-Whitney e o Teste de Kruskal-Wallis (k samples). O pacote estatístico utilizado foi o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 17.0). A análise fatorial extraiu 7 fatores – com alto valor de confiabilidade interna - que explicam 73,75% da variância total: “Planejamento, Metas e Controle” (3,66); “Intenção de empreender” (3,89); “Persistência” (4,44); “Oportunidade” (3,94); “Persuasão” (4,07); “Eficiência” (4,35) e “Informações” (4,36). Quanto aos fatores pessoais, não houve diferença significativa para nenhum dos itens: sexo (p=0,41); período (p=0,41); atividade profissional (p=0,23); curso (p=0,17); idade (p=0,82); renda (p=0,64); profissão do pai (p=0,38) e profissão da mãe (p=0,32). Sugere-se em pesquisas futuras utilizar do modelo em equações estruturais para confirmação da escala e com uma amostra mais diversificada de cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

É graduanda do curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Atuou como monitora da disciplina Iniciação à Estatística por três períodos. É participante voluntária do Projeto de Extensão Resgatando Sorrisos.

Valderí de Castro Alcântara, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Atuou como monitor das disciplinas Cálculo I, Iniciação à Estatística, Sociologia Geral e Estatística Econômica e Empresarial. Foi bolsista pelo Programa de Bolsas Institucionais de Extensão Universitária (PIBEX) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É membro dos grupos de pesquisa Ciências Sociais Aplicadas e Desenvolvimento territorial, gestão compartilhada e políticas públicas (UFV/CRP). Possui experiência em pesquisa nas áreas: cultura organizacional, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, avaliação insitucional, capacidade institucional, assimetria de informação, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e métodos multivariados para administração.

Fernanda Machado Freitas, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Possui graduação em Administração pela FAGV (2000) e mestrado em Tecnologia pelo CEFET MG (2003). Doutoranda em Ciência da Educação UTIC (defesa de tese prevista para outubro de 2013). Especialista em Política e Estratégia ADESG MG (2002); Especialista em Design Instrucional para EAD Virtual UNIFEII (2010) Especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais UNIFEI (EaD em andamento). Atualmente é estatutário da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Educação não formal, Andragogia de Projetos, Métodos e Técnicas para o Ensino Superior. Tem experiência na área de gestão no que se refere aensino, pesquisa e extensão, trabalhos técnicos, consultorias e palestras, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Social, especificamente no que se refere a Desenvolvimento Pessoal, Organizacional e Regional, Counseling, Diagnóstico de Cultura Organizacional, Gestão para Qualidade de Vida, Formação de Liderança. Ética e Responsabilidade Social e Comportamento Organizacional

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers