A cidade sob a ótica de quem vive na escuridão

Autores

  • Armando Araújo de Souza Júnior Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (doutorando) Universidade Federal do Amazonas - UFAM (professor)
  • Ana Flávia de Moraes Moraes Universidade Federal de Minas Gerais (doutoranda) Universidade Federal do Amazonas (professora)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11142

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a percepção dos deficientes visuais sobre as condições de acessibilidade na cidade de Manaus. O direito a acessibilidade é assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil e é regulamentado por um grande aparato de Leis Federais, Estaduais e Municipais. Uma pessoa que nasceu sem a visão ou que a perdeu no decorrer de sua vida utiliza os demais sentidos: olfação, audição e tato para se inteirar com o mundo, sendo o tato, o principal deles. Uma vez bem desenvolvido, o deficiente visual pode perfeitamente identificar formas, pessoas, objetos e realizar as mais diversas atividades tanto domésticas quanto profissionais. A estratégia de pesquisa utilizada foi à pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, baseada em entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto a seis deficientes visuais residentes na cidade de Manaus. O conteúdo das entrevistas foi tratado por meio da análise do conteúdo. Os dados coletados foram analisados e o conteúdo permitiu expressar os fenômenos estudados e a relação entre o que a Legislação Brasileira prevê e o que de fato é cumprido. Foi possível evidenciar que as condições de acessibilidade para as pessoas com deficiências visuais em espaços públicos e privados não atende os requisitos previstos em lei.

Palavras-Chaves: Cidades. Acessibilidade. Deficientes Visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Araújo de Souza Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (doutorando) Universidade Federal do Amazonas - UFAM (professor)

Doutorando em Administração pela UFMG. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Graduado em Administração pelo CIESA. Professor do Departamento de Administração da UFAM.

Ana Flávia de Moraes Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais (doutoranda) Universidade Federal do Amazonas (professora)

Doutoranda em Administração pela UFMG. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Professora do Departamento de Administração da UFAM.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers