Teorias da aprendizagem e gestão do conhecimento: um alinhamento teórico

Autores

  • Donizeti Leandro Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).
  • Jorgiane Suelen Sousa Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).
  • Lílian Ferrugini Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).
  • André Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE) e Departamento de Ciência da Computação (DCC).

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11153

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar uma investigação entre as teorias da aprendizagem (Behaviorismo, Inteligências Múltiplas e Construtivismo) com os estudos da Gestão do conhecimento, através das Epistemologias da posse e da prática. Através de um estudo explorativo em referenciais teóricos, foi possível identificar relações de simetria entre a Teoria Behaviorista metodológica com a Epistemologia da posse e sua abordagem individual / funcional, na qual a transferência do conhecimento muito se assemelha a modelos estruturais de conversão do conhecimento de um indivíduo para outro. A Teoria das Inteligências Múltiplas, em conjunto com o Behaviorismo radical, situam-se numa faixa intermediária de alinhamento com as Epistemologias da posse e da prática, valorizando taxonomias e aspectos individuais de geração do conhecimento, e ao mesmo tempo salientando a importância do meio como influenciador de novos aprendizados. Por fim, a Teoria Construtivista se aproxima da Epistemologia da prática, ao valorizar o aspecto coletivo e dinâmico do conhecimento, em que, indivíduo e ambiente tornam-se indissociáveis nos processos de geração de aprendizados, partindo de uma perspectiva funcional para uma abordagem social. Estes achados contribuem para novas formas de discussão a respeito dos processos de aprendizagem organizacional, alinhando os pressupostos de três importantes teorias da aprendizagem com as epistemologias da Gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donizeti Leandro Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação, especialista em Gestão de pessoas (UNIFEI) e Gestão Executiva de Negócios (PUC Minas), além de ser graduado em Administração de empresas com ênfase em Gestão de negócios (UNIVAS).

Jorgiane Suelen Sousa, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação. Mestre em Administração na Faculdade Novos Horizontes (2010), possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2005) e Pós Graduação em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006).

Lílian Ferrugini, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE).

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). MBA em Finanças - Universidade Federal de Juiz de Fora.

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE) e Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos Departamentos de Computação e Administração. Engenheiro de Telecomunicações (INATEL-MG 1984). Pós-graduado em Administração (UFLA-MG 1989), Mestre em Eletrônica (UNIFEI-MG 1991), Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ 2000), com Pos-Doutorado em Ciência da Computação (UFMG-MG 2005) e Sistemas e Tecnologias de Informação (ISEGI-UNINOVA - Portugal 2010).

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays