Spillover de liquidez no mercado brasileiro

Autores

  • Bruno Milani Universidade Federal de Santa Maria
  • Reisoli Bender Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sérgio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11169

Resumo

Este estudo objetiva analisar o impacto de choques de iliquidez entre mercados, dentro do contexto brasileiro, tomando os mercados de Fundos de Investimento, Títulos do Tesouro Nacional, Poupança e Depósitos a Prazo (CDB), através de um modelo de Auto-regressão Vetorial (VAR). Tomando como proxy para iliquidez a medida de Amihud (2002), utilizou-se seis variáveis endógenas no modelo VAR, uma para a iliquidez de cada mercado, além de quatro exógenas, as quais referem-se basicamente a retornos e volatilidades destes mercados. As funções de impulso-resposta demonstram que há co-movimentos de iliquidez entre alguns mercados, mas que as maiores respostas de um mercado ocorrem devido a choques no próprio mercado, dando indícios da existência de influência de variáveis extrínsecas. Também verificou-se que a variação da iliquidez dos mercados livres de risco não causa a variação da iliquidez dos mercados de risco e vice-versa, com apenas uma exceção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Milani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Paulo Sérgio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSM). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers