Resource-advantage theory: uma revisão da literatura

Autores

  • Ricardo Messias Rossi Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marina Darahem Mafud Escola Associada de Goiânia (ESUP)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11175

Resumo

Neste artigo é realizada uma revisão de literatura com intuito de apresentar o estado da arte da Resource-Advantage Theory (R-A). Em 1995, Shelby Hunt e Robert Morgan propuseram a R-A com intuito de apresentar uma nova abordagem sobre o processo de competição em economias de mercado. Segundo a R-A, a competição é uma constante luta pela obtenção de vantagens comparativas em recursos que propiciarão uma posição de vantagem competitiva no mercado e, consequentemente, desempenho financeiro superior. Por meio da análise de 107 artigos internacionais e 28 artigos nacionais, este estudo apresenta a estrutura básica da R-A e as principais críticas e contribuições provenientes das discussões envolvendo esta teoria. Aparentemente, a escassez de estudos nacionais indica que a R-A ainda não está adequadamente disseminada na comunidade acadêmica brasileira. Este estudo conclui que o gerenciamento de recursos das organizações pode ser realizado com base nos atributos que geram valor para a oferta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Messias Rossi, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Curso de Administração

Marina Darahem Mafud, Escola Associada de Goiânia (ESUP)

Curso de Administração

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays