Competências do Professor Universitário: A Prática Como Itinerário Para a Aprendizagem Ativa do Aluno e Para a Formação Continuada do Docente

Autores

  • Jairo de Carvalho Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11176

Resumo

O presente ensaiopropõe ampliar as discussões sobre a importância da prática didático-pedagógicado professor universitário – com enfoque em Instituições Federais de EnsinoSuperior (IFES) – como condição necessária para promover a aprendizagem ativado aluno de Administração. Para fundamentar a proposta, entende-se que aincursão na prática disciplinar exige do professor universitário um conjunto decompetências, as quais devem ser regularmente empregadas, permitindo ao alunoestender o horizonte que compreende a problematização, a reflexão, acriticidade, a compreensão e o significado do conhecimento. Nesta perspectiva,encontram-se imbricadas questões que tratam do mercado de trabalho, dacompetência e formação do professor e, como consequência deste enredamento, daaprendizagem ativa do aluno. Para ancorar a proposta ensaística, recorreu-se,entre outras fontes, às experiências e fundamentos de Dewey (2013), Perrenoud(2013), Pimenta e Anastasiou (2010), Sandberg e Pinnington (2009), Schön(2000), Silva e Costa (2014), Sordi e Silva (2010) e Zarifian (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutorando em Educação (UFRJ); Mestre em Controladoria e Administração (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração; Coordenador do Curso de Administração da UFPI - Campus Floriano; presidente do Colegiado do Curso de Administração; presidente do NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays