Competências e aprendizagem empreendedora em MPE’s educacionais

Autores

  • Marcia Aparecida Zampier Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná/Departamento de Administração/Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i3.11178

Resumo

Este estudo, realizado com proprietários e gestores de MPE’s do setor educacional privado de Curitiba, teve o propósito de analisar de que maneira as competências empreendedoras de oportunidade e administrativas foram desenvolvidas por meio de um processo de aprendizagem empreendedora. A metodologia consistiu em um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longitudinal. Realizou-se um estudo de multicasos (nove). Como resultado, foi possível identificar o desenvolvimento das competências de oportunidade e administrativa e o processo de aprendizagem empreendedora e constatar que a competência administrativa foi desenvolvida com um grau ligeiramente superior à de oportunidade. Quanto às proposições da autora, algumas foram confirmadas totalmente, outras parcialmente e outras não puderam ser confirmadas. Além disso, foi possível apresentar uma proposta de aprimoramento do modelo conceitual utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Aparecida Zampier, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Administração pelo PPGADM/UFPR. Especialização em Gestão Contemporânea de Pessoas pela UNICENTRO. Graduadaem Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, FAFIG.

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná/Departamento de Administração/Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutora em Administração pela FEA/USP. Mestre em Administração pelo PPGADM/UFPR. Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia/FAE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers