Gestão participativa no terceiro setor em organizações cearenses

Autores

  • Ana Rita Rogério Maia Nogueira Universidade de Fortaleza
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11195

Resumo

Esta pesquisa busca abordar a gestão participativa e sua aplicação na gestão destas organizações, apresentando as origens do conceito do terceiro setor, seu desenvolvimento e características. Objetiva-se responder a seguinte pergunta: as organizações não governamentais (ONGs) e as organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) executam de fato uma gestão participativa, contribuindo para uma transformação social? Utilizou-se a pesquisa de natureza fenomenológica-interpretativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado, tendo como método a análise de conteúdo dos discursos dos entrevistados. O percurso teórico-empírico possibilitou a constatação de que existe participação por parte dos funcionários nas atividades, o que caracteriza uma busca da execução da gestão participativa, nas ONGs e OSCIPs pesquisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Rogério Maia Nogueira, Universidade de Fortaleza

Mestado Acadêmico em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007), graduação em Administração (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atuação principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: cultura e clima organizacional, gestão de pessoas, motivação, liderança, teorias da administração, responsabilidade social, ética e cidadania.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC). Atua como Gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, unidade vinculada a Coordenação de Gestão de Pessoas da Unilab.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR. É consultora do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (INESP) e da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará . Foi consultora MEC/UNESCO para o Ensino Médio Integrado. Pesquisas nas áreas de estudos sócio-ambientais e estratégia. Faz parte do cadastro nacional de avaliadores do SINAES/INEP/MEC. Líder do grupo de pesquisa Educação e Cidadania desde o ano de 2002. Pesquisas, livros e artigos publicados na área de educação e sustentabilidade, educação e democracia; trabalho e educação; educação e estratégia, educação e cidadania; gestão da educação; direito e educação; educação corporativa; responsabilidade social das universidades, educação e inclusão; educação, comunicação e redes sociais; educação e sustentabilidade; educação e políticas públicas; ética e educação etc. Foi Editora da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR (b3) e faz parte da Academia Metropolitana de Letras. É Coordenadora de Desenvolvimento Institucional para a COPA na Cidade Sede de Fortaleza. Membro titular da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, cadeira nº 26. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers