Da etiqueta ao desejo: o caso Tecnoblu

Autores

  • Nilvane Boehm Manthey Universidade do Vale do Itajaí
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11197

Resumo

O presente caso de ensino trata da Tecnoblu, empresa Catarinense fabricante de etiquetas, tags e lacres para o vestuário. Idealizada e fundada por Cristiano Buerger em 1994, transformou-se referência em tecnologia e inovação no segmento, tornando a etiqueta não só um produto de desejo, mas também um diferencial de comunicação para os produtos do vestuário. No entanto a trajetória da Tecnoblu é marcada por momentos decisivos, especialmente no ano de 2011, quando, apesar de apresentar resultados financeiros satisfatórios, depara-se com uma importante questão: Continuar atendendo a todos os públicos, mesmo aqueles que não têm interesse nos produtos diferenciados, ou focar nas marcas premium, aquelas marcas mais importantes do mercado e que anseiam por diferenciação?  A análise dessas questões ocorre com o mapeamento das competências empreendedoras de Cristiano Buerger que proporcionaram o desenvolvimento das competências organizacionais da Tecnoblu.

 

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Biografia do Autor

Nilvane Boehm Manthey, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Administração

Bolsista Programa PROSUP/CAPES

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor Engenharia da Produção

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

 

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Engenharia da Produção

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional