Reflexão e imbricação das atividades da firma com seus valores de uso e de troca

Autores

  • Paulo Hayashi Jr Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP
  • Nobuiuki Costa Ito Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Escola de Administração da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11205

Resumo

A firma existe com o propósito de criar valor de uso suficientemente adequado a ponto de ter valor comercial. O valor de troca deve não apenas pagar as atividades da firma como também gerar certos benefícios, financeiros ou não. Tanto o valor de uso quanto o valor de troca dependem das atividades da firma que são: procurar, manter, transformar e distribuir. Por sua vez, a estratégia deve envolver tanto o lado da criação quanto a proteção e a expansão do valor. Todavia, parece haver indícios de que a cocriação de valor por meio de uma participação mais ativa e colaborativa do consumidor tem permitido a algumas empresas obterem certa vantagem competitiva em relação a outras no mercado. Espera-se, neste trabalho, contribuir com o desenvolvimento do assunto por meio da análise dos valores, bem como dos níveis de produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Hayashi Jr, Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP

Doutor em Administração pela UFRGS/ Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP

Nobuiuki Costa Ito, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Doutorando em Administração - FEA/USP

Fernando Antonio Prado Gimenez, Escola de Administração da UFPR

PhD em Administração pela Manchester Business School/ University of Manchester. Professor e pesquisador da PPGADM da UFRGS

Downloads

Publicado

2015-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers