Empreendedorismo feminino: desafios enfrentados por empreendedoras na gestão de pequenos negócios no setor de turismo

Autores

  • Lea Cristina Silva Bomfim Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11213

Resumo

Embora as estatísticas relacionadas ao empreendedorismo feminino pareçam encorajadoras, empreender não é uma tarefa fácil, são muitos os desafios encontrados pelas empreendedoras na gestão de seus negócios. Este estudo tem como objetivo central identificar os maiores desafios enfrentados pelas empreendedoras no planejamento e gestão de seus negócios e também verificar como utilizam suas redes de relacionamento para superar esses desafios.  A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudos de casos múltiplos e foram selecionadas quatro agências de viagens que foram criadas e são gerenciadas por empreendedoras. As empreendedoras que planejam e desenvolveram equipes eficientes, podem delegar e confiar em seus funcionários. Na gestão financeira o maior desafio é a dificuldade para acessar recursos financeiros, tais como financiamento e crédito de fornecedor. Com relação a gestão de pessoas, a maior dificuldade consiste na contratação de mão-de-obra qualificada e nos conflitos decorrentes das relações interpessoais. Verificou-se que, de modo geral, as redes de relacionamento se mostraram de fundamental importância para a manutenção, desenvolvimento ou crescimento das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lea Cristina Silva Bomfim, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Administração, Universidade Federal de Sergipe. Graduação Tecnológica em Gestão Pública. Participou em pesquisa de Iniciação Científica com bolsa do CNPq.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Coordenadora e Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe.   Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers