Demanda por futebol no Brasil e na Inglaterra

Autores

  • Bruno Ítalo Lima Benevides Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria Dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Renata Aquino Ribeiro
  • Natália Louisa de Souza Holt Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11215

Resumo

A indústria do futebol compreende uma gama de setores, visando adquirir insumos, transformá-los em produtos e distribuí-los. Considerando a cadeia produtiva do futebol, este estudo busca identificar fatores determinantes da demanda por jogos no Brasil e Inglaterra. Foram utilizados dados secundários a partir do IBGE, do Office for National Statistics (ONS), da CBF, Puri Consultoria, da BBC Sports Survey e do site Worldfootball. A pesquisa faz uma análise a partir dos 380 jogos ocorridos na temporada de 2013, tanto no Brasil quanto na Inglaterra. Para estimação da equação de demanda, usou-se o método de Mínimo Quadrado de Dois Estágios. O modelo teve como variável dependente o público pagante nos estádios. Os resultados evidenciaram que fatores econômicos e estruturais e qualidade da partida mostraram-se significantes para explicar a demanda no Brasil e Inglaterra. Destaca-se ainda que clubes ingleses são mais eficientes no que diz respeito a formar preços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ítalo Lima Benevides, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará.

Sandra Maria Dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceará, competitividade, indústria, controladoria e gestão

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestao de pessoas.

Renata Aquino Ribeiro

Doutora em Educação: Currículo - Linha de Pesquisa Tecnologias na Educação na PUC-SP (2012), Mestre em Artes - Hipermídia na University of Westminster (2003), reconhecido no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).Na PUC-SP faz parte da comissão organizadora do evento Web Currículo. Ministra disciplinas de pós-graduação a distância no Senac-SP, nos cursos da área de educação e formação de professores. Foi coordenadora pedagógica de tecnologia na Editora Moderna e profissional de apoio pedagógico em EAD na Unicastelo, tutora do Projeto UCA/MEC, professora-tutora na COGEAE - PUC-SP, tutora a distância do CEAD UFOP UAB e consultora da Intel Educar. Atuou como profissional de apoio em tecnologia educacional do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias - PUC-SP e formadora e supervisora de EAD no Projeto Guri Online. Carreira como professora universitária inclui passagens como professora pela PUC/SP, Faculdades Euro-Panamericanas e UNIP. Experiência na área de Comunicação e Educação, com foco em Tecnologias e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, educação, cibercultura, internet e ativismo.

Natália Louisa de Souza Holt, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Economia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers