Escala de Identidade Profissional Policial Militar (EIPPM): evidências de validade fatorial e preditiva

Autores

  • Thiago Gomes Nascimento Universidade de Brasília (Brasil) Université d'Aix-Marseille (França)
  • Cláudio Vaz Torres Universidade de Brasília
  • Breno Giovanni Adaid-Castro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11218

Resumo

O constructo Identidade Profissional tem sido apontado com útil para a compreensão do comportamento humano no trabalho; contudo falta uma medida confiável da identidade profissional. O presente trabalho buscou desenvolver essa medida, testá-la no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal e validá-la psicometricamente. Entrevistas realizadas com doze policiais, soldados, cabos e sargentos e a alicerce teórico da Teoria da Identidade Social de Tajfel (1982-83), identidade no trabalho e identidade organizacional serviram de base para a elaboração das questões. O questionário foi respondido por 600 indivíduos. Com procedimentos de análise fatorial, com rotação oblíqua, foram finalmente identificadas cinco fatores da identidade profissional percebida. (1) Ambiente institucional e profissional favorável (α = 0,81), (2) Relacionamento conflituoso no trabalho (α = 0,70), (3) Abertura no trabalho (α = 0,85), (4) Vocação policial (α = 0,65) e (5) Respeito profissional e social (α = 0,64). Uma vez comprovada à adequação dos cinco Fatores descritos, justifica-se considerá-los para compreender os antecedentes da formação da Identidade Profissional do Policial Militar do DF. O cálculo do alfa de Cronbach indicou um índice de confiabilidade adequado para a utilização do instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Gomes Nascimento, Universidade de Brasília (Brasil) Université d'Aix-Marseille (França)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (Brasil); Doutor em Ciências de Gestão pela Université d'Aix-Marseille (França). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (Brasil). Professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e do Instituto Superior de CIências Policiais (ISCP).

Cláudio Vaz Torres, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Industrial Organizational Psychology - California School of Professional Psychology (1999), pós-doutorado em Marketing pela Griffith University, Austrália (2004), pós-doutorado em Cross-cultural Research pela University of Sussex, Inglaterra (2009) e pós-doutorado em Cross-cultural Psychology and Human Values pela Hebrew University of Jerusalem, Israel (2013). Professor da Universidade de Brasília.

Breno Giovanni Adaid-Castro

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (Brasil), Mestre em Administração Universidade FUMEC e graduado em Administração pelas Faculdades Milton Campos (2004).Foi pesquisador assistente convidado na University of Oregon. É coordenador do curso de Administração e professor adjunto do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers