O crowdsourcing como fator de competitividade: uma investigação em pequenas empresas do setor da moda em Fortaleza

Autores

  • Sérgio Henrique de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mônica Cavalcanti Sá de Abreu Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luiz Carlos Murakami Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11230

Resumo

O crowdsourcing é uma estratégia de cocriação de valor por meio da qual as empresas captam diretamente a contribuição de seus consumidores para a criação de novos produtos e soluções, aumentando a sua capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, reduzindo custos, distanciando-se dos concorrentes e do risco de insolvência. O objetivo principal do artigo foi investigar o nível de maturidade e o grau de receptividade dos pequenos empresários quanto à adoção de práticas de crowdsourcing. Por meio de um estudo de campo realizado no setor da moda na Região Metropolitana de Fortaleza, constatou-se que os empresários da amostra não estão ainda preparados para a implementação do crowdsourcing. Discutiu-se também, a partir de revisão bibliográfica sobre novas abordagens da inovação, e valendo-se de estatísticas oficiais sobre mortalidade de empresas no Brasil, como os benefícios propiciados pelo crowdsourcing podem contribuir para mitigar os fatores de insolvência de micro e pequenas empresas.

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Biografia do Autor

Sérgio Henrique de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFC.

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Professor Adjunto no Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutora no Institute for Manufacturing (IfM) da University of Cambridge (UK). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada I no Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Luiz Carlos Murakami, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Professor Adjunto no Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers