O crowdsourcing como fator de competitividade: uma investigação em pequenas empresas do setor da moda em Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11230Resumo
O crowdsourcing é uma estratégia de cocriação de valor por meio da qual as empresas captam diretamente a contribuição de seus consumidores para a criação de novos produtos e soluções, aumentando a sua capacidade de inovação e, ao mesmo tempo, reduzindo custos, distanciando-se dos concorrentes e do risco de insolvência. O objetivo principal do artigo foi investigar o nível de maturidade e o grau de receptividade dos pequenos empresários quanto à adoção de práticas de crowdsourcing. Por meio de um estudo de campo realizado no setor da moda na Região Metropolitana de Fortaleza, constatou-se que os empresários da amostra não estão ainda preparados para a implementação do crowdsourcing. Discutiu-se também, a partir de revisão bibliográfica sobre novas abordagens da inovação, e valendo-se de estatísticas oficiais sobre mortalidade de empresas no Brasil, como os benefícios propiciados pelo crowdsourcing podem contribuir para mitigar os fatores de insolvência de micro e pequenas empresas.Downloads
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