Reflexividade e criticidade no ensino de graduação em Administração

Autores

  • André Luiz Kopelke Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sérgio Luís Boeira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11253

Resumo

O ensaio objetiva levantar a hipótese de que existe uma lacuna no ensino de administração no que se refere à reflexividade e à criticidade e, como consequência, há necessidade de estudos empíricos e novos ensaios que possibilitem avaliações consistentes dos cursos visando sua atualização. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) estabelecem habilidades técnicas e reflexivas aos egressos dos cursos. Porém as matrizes curriculares parecem priorizar conteúdos técnicos, em detrimento da formação reflexiva, ética, criativa e crítica. Como consequência, graduados em administração aparentam ter limitada capacidade de avaliar criticamente seus atos e limitações para propor soluções aos dilemas enfrentados pela sociedade contemporânea. O ensaio apresenta um panorama do pensamento crítico em administração, a partir de uma abordagem pluralista, considerando a diversidade epistemológica desse campo de estudos.

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Biografia do Autor

André Luiz Kopelke, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do programa de pós-graduação em Administração da UFSC.

Sérgio Luís Boeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Comunicação Social pela PUC/RS em 1982, Mestre em Ciências Sociais pela UFSC em 1989 e Doutor em Ciências Humanas pela UFSC em 2000. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC.

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Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Ensaios/Essays