Competências técnicas e comportamentais docentes na educação a distância: reflexões e apontamentos

Autores

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade CESUSC
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11255

Resumo

Este artigo analisa o grau das competências necessárias para a atuação docente na modalidade educacional a distância e aponta quais podem ser aprimoradas para o seu exercicio laboral, em uma instituição de ensino superior ofertante de cursos na modalidade. A pesquisa envolve a participação de atores envolvidos com a modalidade que possuem interação com os docentes atuantes. A pesquisa define-se como de natureza descritiva com caráter de estudo de caso. Os instrumentos de coleta são questionários com questões de múltipla escolha, documentos, observação direta e bibliografias. O método de investigação possui delineamento quali-quantitativo e as análises de dados foram realizadas abordando: análise interpretativa e análise estatística de dados. Os resultados indicam que os resultados apresentados podem ser potencializados com aprimoramentos dos docentes acerca das competências técnicas, relacionadas ao domínio pedagógico e domínio comunicativo, e das competências comportamentais, relacionadas ao domínio técnico e domínio pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, Faculdade CESUSC

Professor do Curso de Administração e Curso EaD da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Mestre em Administração Universitária pela UFSC, graduado em Economia pela PUCRS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios pela FEPESE/UFSC. Profissional com experiência em gestão, operações, logística e planejamento financeiro, vendas e indicadores.

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2001) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências da Administração e professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Além disso, é Diretor de Projetos no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina - CEPED UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância e gestão por competências.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers