Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado

Autores

  • Jairo de Carvalho Guimarães UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11263

Resumo

O ensaio tem como objetivo descrever as medidas no âmbito das universidades públicas no tocante ao cotidiano da prática docente que tenham como referência os fatores unificadores da iniciativa empreendedora, em especial nos Cursos de Administração. Não é de hoje que a relação ensino-aprendizagem na academia tem sido pautada por processos construídos sob a atmosfera do empreendedorismo, analisados sob diversos aspectos: criação, inovação, revolução, recontextualização, proatividade, comprometimento, dedicação, motivação, riscos. Sob este signo, propugna-se neste trabalho que é possível desempenhar procedimentos didático-pedagógicos orientados pelo composto de elementos que designam a ação empreendedora, mesmo considerando as implicações e ambiguidades presentes no ambiente universitário, no qual normalmente vetores ideológicos e corporativistas tendem a bloquear as prerrogativas docentes de espontaneamente decidir promover uma educação inclusiva, revisitada e capaz de reposicionar o Ensino Superior em patamares mais elevados. Autores como Hoy e Miskel (2015), Hengemühle (2014) e Hartman (2015) apoiam os propósitos do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutor em Educação (UFRJ); mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração (FACE); professor Adjunto I do Curso de Administração do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano (PI).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute - PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays