Marketing social aplicado à saúde coletiva: definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira

Autores

  • Sidimar Meira Sagaz Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - FASURGS.
  • Deison Alencar Lucietto Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - FASURGS.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.11267

Resumo

Conceitos e práticas do Marketing Social são utilizados para promover benefícios sociais. Ele se relaciona com os ideais da Saúde Coletiva, campo articulado na luta por melhores condições de vida e saúde para a população brasileira. Este estudo revisou a literatura sobre definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira sobre Marketing Social aplicado à Saúde Coletiva. A pesquisa foi realizada em 2015, de forma independente e em duplicata, utilizando estratégias de buscas específicas, nos bancos de dados eletrônicos Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e EBSCO. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram analisados, na íntegra, 30 artigos. Todos foram publicados a partir de 1982, com predomínio de pesquisas de campo e vinculação a revistas da Administração. A pesquisa apontou usos do Marketing Social em Saúde Coletiva na habitação, educação, ecologia, gerenciamento de resíduos, poluição, violência, pobreza, trânsito e outras. Foi identificado que, pelas suas especificidades, pode ser utilizado no fomento à alimentação saudável, ao combate às drogas, à diminuição do tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas, na diminuição da mortalidade infantil, no uso de preservativos e na doação de sangue e órgãos. Acredita-se, então, que ações do Marketing Social podem melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas promovendo mudanças cognitivas, de ação, de comportamento e de valor. Os achados sinalizam para sua utilização em programas e ações de gestão em Saúde Coletiva.

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Biografia do Autor

Sidimar Meira Sagaz, Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - FASURGS.

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNOCHAPECÓ/SC). Membro Colaborador Externo do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais em Saúde da FASURGS.

Deison Alencar Lucietto, Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - FASURGS.

Cirurgião-dentista (UFSM/RS), Mestre e Doutor em Saúde Pública (FIOCRUZ/RJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais em Saúde da FASURGS.

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Artigos/Papers