Perfil, Hábitos de Consumo e Motivações de Compra: uma Pesquisa de Mercado Aplicada ao Setor de Bijuterias

Autores

  • Danielle Ferreira de Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Antonio Carlos Silva Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11285

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar o comportamento de consumidoras de bijuterias, no que diz respeito a perfil, hábitos de consumo e motivações de compra. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e de abordagem quantitativa, em que foram aplicados dois instrumentos de pesquisa em uma amostra não probabilística por conveniência de 202 mulheres brasileiras consumidoras de bijuterias. Por meio de análises de estatística descritivas de parametrização simples e do teste t de Student, foram encontrados resultados que denotam a predominância dos seguintes aspectos: (1) faixa etária entre 15 e 35 anos de idade; (2) classes sociais não interferem nos hábitos de consumo de bijuterias; (3) preferência por compras em boutiques e lojas de departamento; (4) as compras de bijuterias ocorrem, em geral, quando os preços e condições de pagamento são satisfatórios ou quando há necessidade; Apesar disso, (5) costuma-se ir mais de uma vez por mês em lojas de bijuterias; (6) leva-se mais de um tipo de produto por compra; e (7) prioriza-se preço e durabilidade. Assim, o estudo permite o acesso profícuo à estrutura das relações de compra e esclarece elementos específicos que perfazem possíveis padrões de consumo no mercado brasileiro de bijuterias.

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Biografia do Autor

Danielle Ferreira de Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Núcleo de Estudos em Hospitalidade, Organizações e Turismo (NEHOTUR - UFAL). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) / Campus Teófilo Otoni. Coordenador dos Cursos do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios. Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva-Emocional (LAMCE/CNPq). 

Antonio Carlos Silva Costa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenador do Núcleo de Estudos em Hospitalidade, Organizações e Turismo (NEHOTUR - UFAL).

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor e Professor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Avaliador institucional do MEC/INEP.

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Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos/Papers