Serviço Público como expectativa profissional dos graduandos em administração

Autores

  • Mariane Lima de Sales Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • José Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Núcleo de Gestão (NG).
  • Elielson Oliveira Damascena Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11288

Resumo

Nos últimos anos observa-se a procura crescente dos recém-formados do ensino superior pelo serviço público, dentre eles os egressos em Administração. Devido à relevância deste profissional para as organizações e para a sociedade, cabe a preocupação em conhecer quais áreas de atuação profissional estão sendo escolhidas pelos estudantes. Tendo por objetivo explorar as expectativas profissionais dos discentes de administração a partir da abordagem das âncoras de carreira, este estudo classifica-se por descritivo-explicativo e, quanto aos procedimentos técnicos, um levantamento que contou com 108 respondentes. A hipótese de trabalho é que os discentes têm o serviço público como expectativa profissional ao concluírem a graduação em administração. Os resultados são emblemáticos, já que a hipótese foi confirmada e evidências indicam que os graduandos em administração apresentam como últimas âncoras a “Aptidão Gerência Geral” e “Criatividade empreendedora”, mais ligadas ao trabalho da gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Lima de Sales, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2015). Técnica administrativa do Banco do Brasil S/A.

José Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Núcleo de Gestão (NG).

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2006), MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008), Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2011) e encontra-se cursando o Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é docente efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA - Núcleo de Gestão), lecionado em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e negócios. Tem interesse em pesquisas com ênfase na Competitividade do Varejo, envolvendo interesses como Competitividade e Tributação no Varejo; Redes de Cooperação Interorganizacionais; Uso de informações Contábeis, Ensino/Aprendizagem em Negócios. É instrutor convidado do Conselho Regional de Administração (CRA/PE) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PE).

Elielson Oliveira Damascena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Atualmente integra o corpo docente do Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE-CAA, onde leciona as disciplinas de Sistemas de Informações Gerenciais e Empreendedorismo. Doutorando em Administração pela UFPE. Mestre em Administração pela UFPE. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf. Atuou como Administrador, na Diretoria de Planejamento - DIPLAN, no período de 2012-2013, no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco - IF-Sertão. Em 2010 atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, lecionando as disciplinas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos/Papers