Aprendizagem informal no setor público: foco nas interações sociais e contexto organizacional

Autores

  • Diogo Reatto Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11289

Resumo

Este estudo qualitativo interpretativo básico visa a compreender como ocorrem as experiências de aprendizagem vivenciadas por técnicos-administrativos de uma universidade estadual paulista no local de trabalho. O referencial teórico articula a literatura de Aprendizagem Informal nos locais de trabalho com a Teoria Pragmática da Aprendizagem de Bente Elkjaer. As 16 entrevistas com servidores apontam que eles aprendem suas tarefas informalmente, por meio da experiência da prática cotidiana no local de trabalho. As interações com os mundos e submundos sociais identificados despertam emoções, que ora apoiam ora suprimem a aprendizagem. Os fatores de contexto que determinam como se aprende são clima, cultura e estrutura física organizacionais, expectativas de progresso e relação entre novatos e experientes. Este trabalho avança a discussão em Aprendizagem Organizacional ao: estudar o papel das interações sociais no provimento de aprendizagem a indivíduos que não ocupam função gerencial; utilizar perspectiva teórica baseada na vertente construção social; apresentar modelo explicativo de como compreender o papel das interações sociais nos processos de aprendizagem informal nos locais de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Reatto, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo

Doutorando em Administração de Empresas - área de Gestão Humana e Social nas Organizações - na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Especialista em Gestão de Pessoas no Setor Público e em gestão Empresarial.

Bacharel em Administração e Comércio Exterior pelo Centro Universitário Toledo/UniToledo.

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo/USP.

Professora e pesquisadora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Administração, na linha de pesquisa Gestão Humana e Social nas Organizações.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos/Papers