Percepção da influência das políticas e práticas de recursos humanos na satisfação com o trabalho

Autores

  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Mestrando em Administração e Controladoria do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Professora do Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.
  • Thiago Sousa de Oliveira Universidade Federal do Ceará/Graduado em Administração de empresas
  • Suzete Suzana Rocha Pitombeira Universidade Federal do Ceará/Professora do Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11291

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência das políticas e práticas de recursos humanos sobre a satisfação no trabalho, utilizando o mercado de trabalho no Ceará. O tema tem relevância devido à identificação da satisfação no trabalho como fator que causa mudanças nas atitudes e saúde dos funcionários afetando, portanto, a sua produtividade. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as dimensões com maior e menor relevância entre as políticas e práticas de RH; identificar quais dimensões apresentam maior e menor relevância na satisfação no trabalho; e analisar a relação entre satisfação no trabalho e a percepção das políticas e práticas de RH. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva, com o método de coleta de dados survey, junto aos funcionários de empresas de grande porte que têm sede no Estado do Ceará. Os resultados obtidos apontam que os funcionários estão indiferentes em relação a sua satisfação com o trabalho, como também se sentem indiferentes quanto às políticas e práticas de recursos humanos. Já a correlação dos dados indicou que existe uma correlação moderada entre o fator remuneração e recompensas e a dimensão satisfação com o salário.

 

Palavras-chave: Percepção. Políticas e Práticas de Recursos Humanos. Satisfação no Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Mestrando em Administração e Controladoria do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria - PPAC - Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade de Mestrado Acadêmico. Graduado em Administração de Empresas também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi trainee internacional do projeto Brazil Going To Global em Lima - Peru

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Professora do Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, lecionando disciplinas e orientando pesquisas, em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.

Thiago Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará/Graduado em Administração de empresas

Graduado em Administração de empresas pela Universidade Federal do Ceará.

Suzete Suzana Rocha Pitombeira, Universidade Federal do Ceará/Professora do Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, lecionando disciplinas e orientando pesquisas, em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos/Papers