A institucionalização da temática da sustentabilidade no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina

Autores

  • Carlos Eduardo Lima Centro Universitário Unicesumar
  • Saulo Fabiano Amancio-Vieira Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i5.11311

Resumo

Nacionalmente, algumas instituições de ensino passaram a introduzir a sustentabilidade em seus currículos. Todavia, tais experiências são isoladas, pois não há diretrizes oficiais tratando especificamente de inserir esta temática nos diversos níveis de ensino. Entre estas experiências, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA – UEL) destaca-se por sua área de concentração e todas as suas linhas de pesquisa contemplarem essa temática. Diante dessa especificidade, o objetivo deste artigo é analisar como ocorreu a institucionalização da temática a sustentabilidade no PPGA – UEL. O aporte teórico do trabalho é composto pela teoria institucional e educação para sustentabilidade. A pesquisa é um estudo de caso, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados são primários e secundários, cujas fontes são documentos e conteúdo recolhido por entrevista semiestruturada. A análise feita mediante análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que a inclusão da temática ocorre gradualmente. Houve fatores internos e externos que contribuíram para a institucionalização da temática, tais como o trabalho institucional que tem sido utilizado ao longo do período analisado para romper lógicas institucionalizadas e para dar legitimidade e manutenção da nova lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Lima, Centro Universitário Unicesumar

Economista, Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina e pesquisador na area de sustentabilidde organizacional.

Saulo Fabiano Amancio-Vieira, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho UNINOVE, mestrado e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Estratégia, Análise de Stakeholders, Empreendedorismo e Inovação.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos/Papers