Determinantes sociais e pedagógicos das notas do IDEB

Autores

  • Rosenery Loureiro Lourenço Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ) Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • João Carlos Hipólito Bernardes Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Fernanda Filgueiras Sauerbronn Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ)
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11322

Resumo

Este estudo buscou verificar se os municípios brasileiros, caracterizados pelo IDEB, podem ser diferenciados por aspectos sociais, econômico-financeiros, de controle social, e aspectos pedagógicos e estruturais. Por meio técnica estatística de Regressão Logística Multinomial, analisou-se 5319 municípios no período de 2009 a 2013. Os resultados revelam que aspectos sociais e pedagógicos são determinantes para a probabilidade de obtenção de notas regulares ou boas no IDEB 2013. Os resultados demonstraram que municípios pertencentes a Estados com maior concentração de riqueza, com menor acesso ao conhecimento e baixa expectativa de vida têm um incremento relevante na probabilidade de obtenção de notas ruins no IDEB. A pesquisa contribui com evidências de que fatores contextuais, contingenciais e locais, inclusive àqueles relacionados às condições familiares e habitacionais, exercem maior impacto sobre o desempenho escolar do que fatores relacionados à gastos públicos com educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos/Papers