A multinacional que terceirizou suas transações financeiras

Autores

  • Arnaldo Di Petta UNINOVE - Universidade Nove de Julho (SP)
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP)
  • Cristiane Drebes Pedron Universidade Nove de Julho - UNINOVE (SP)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11336

Resumo

Este caso de ensino traz a história real de uma multinacional que decidiu adotar o modelo de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) nas diferentes regiões em que atua no mundo. Após esclarecer o que é este modelo, apresenta-se a visão geral da área de finanças global da empresa, descrevendo em detalhes o projeto de implantação do CSC terceirizado na América Latina. Relatam-se as opções antes das decisões, os obstáculos na fase de negociação, os acordos na fase de definição e planejamento e por fim, as lições aprendidas nestas etapas. Os aprendizados servem a empresas que necessitam ajustar planos de caráter global à realidade regional, ou ainda às unidades de negócio que precisam viabilizar mudanças organizacionais de caráter radical sendo forçadas a adaptarem-se às estratégias definidas a partir da matriz. O caso é recomendado principalmente para cursos de Administração ou para disciplinas ligadas a finanças, gerenciamento de projetos e de mudanças, visão estratégica e planejamento.

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Biografia do Autor

Arnaldo Di Petta, UNINOVE - Universidade Nove de Julho (SP)

Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA)

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Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional