Estratégias organizacionais, o difícil processo de tomada de decisão: caso de ensino da indústria têxtil

Autores

  • Fernando Eduardo Cardoso Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11337

Resumo

O caso tem por objetivo levar os alunos a vivenciar decisões relacionadas ao processo de tomada de decisão organizacional, ao discutir as estratégias adotadas pela empresa com base no método clássico de formulação da estratégia descrito por Porter. O caso foi desenvolvido para ser usado em programas de pós-graduação para discussão do processo de formulação das estratégias; estratégias organizacionais e processo de reposicionamento da marca. Existe a possibilidade de adaptar as questões de análise para ser usado por alunos da graduação nas disciplinas de modelos de gestão. As informações descritas neste caso de ensino foram obtidas por meio de observação participante, visita ao museu da empresa, e consulta a sites da empresa e da BM&FBovespa e entrevistas com funcionários de diversos níveis hierárquicos da empresa. A proposta é fazer com que os estudantes se coloquem no lugar dos acionistas da empresa, para analisar as estratégias tomadas pela empresa, analisando cada estratégia dentro da roda de estratégia competitiva de Porter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Eduardo Cardoso, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

ADMINISTRAÇÃO/ ESTRATÉGIA

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Downloads

Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional